CABio e Pet Biologia promovem palestra com representante do Neva na quarta-feira (10)

O Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e Programa de Educação Tutorial (PET-Biologia) promovem na quarta-feira (10), às 13h, no auditório Paulo Bürhnheim, Setor Sul, a palestra `Comunidades vegetais de áreas de degelo da Antártica´, que será proferida pelo biólogo Rodrigo Paidano Alves, membro do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/RS).

De acordo com a coordenação, a atividade tem como objetivo divulgar a riqueza da biodiversidade antártica, assim como a participação importante da ciência brasileira, em conjunto com grupos de pesquisas do mundo inteiro, no conhecimento da Antártica.  Por isso, a palestra esta aberta a todos, sobretudo à comunidade universitária da UFAM e contará com emissão de certificado de participação e sorteio de brindes.

Sobre o NEVA

O continente antártico é o mais intocado e menos estudado no planeta. É caracterizado por intensa radiação UV durante o verão, salinidade, baixa precipitação e temperaturas extremamente baixas. O clima da região sofre influência das correntes oceânicas e ventos provenientes do oeste. O verão é curto e frio, com temperatura máxima em torno de zero grau centígrados, ocorrendo, durante este período, chuva e precipitação acentuada de neve.

Por essas condições climáticas extremas, a Antártica é uma das regiões geográficas mais sensíveis às mudanças climáticas, principalmente às causadas pelo aumento da concentração de gases do efeito estufa os quais têm contribuído para a fragmentação de grandes porções de gelo, e para o aumento gradativo da área de regiões de degelo.

Devido a suas características peculiares, o entendimento do ecossistema Antártico pode permitir a melhor compreensão do funcionamento e da regulagem dos ciclos biogeoquímicos do planeta. Compreender como funciona a antártica poderá ajudar a entender como funciona o planeta permitindo o melhor acompanhamento das alterações que ele vem sofrendo.

Neste contexto o Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica visa desenvolver atividades de pesquisa que possibilitem reunir dados acerca da complexidade da diversidade biológica terrestre e associar esta com as mudanças ambientais. Desde 2010 a Unipampa Campus São Gabriel conta com uma equipe de pesquisadores que participa de expedições antárticas (OPERANTAR) realizando atividades de campo e laboratório no âmbito do Módulo 2 “Efeito das Mudanças globais nos ecossistemas de áreas de degelo” vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártica de Pesquisas Ambientais INCT-APA.

A pesquisa desenvolvida pela equipe abordando temas da vegetação da Antártica tem contribuído significativamente para consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – PPGCB, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2010.

Mais informações no link:  http://porteiras.s.unipampa.edu.br/neva/