Filmes Brasileiros ganham destaque no Cine & Vídeo Tarumã

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, aproveita a semana anterior ao carnaval para fazer um apanhado do cinema brasileiro atual. Três produções recentes trazem histórias que evidencia a riqueza do cinema brasileiro seja ambientado na periferia, no sertão ou até em uma realidade alternativa. A programação “De Olho no Cinema Nacional” será composta pelos filmes De Menor, A História da Eternidade e O Vendedor de Passados.

Para começar a semana, na segunda-feira, dia 1, será exibido o filme De Menor, da diretora Caru Alves de Sousa. A jovem advogada Helena (Rita Batata) é defensora pública de menores infratores e vive com Caio (Giovanni Gallo), seu irmão caçula. Órfãos, os dois têm um relacionamento de muita cumplicidade, até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude de Santos, local de trabalho de Helena. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, levou o prêmio de Melhor Fotografia na Premiação da Associação de Críticos de Arte de São Paulo e levou outro prêmio no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

No dia 3, na quarta-feira, será apresentado o filme A História da Eternidade, do diretor Camilo Cavalcante. Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista. Levou 5 prêmios no Festival de Cinema de Paulínia, mais um no Festival Internacional de Cinema de São Paulo e na Premiação da Associação de Críticos de Arte de São Paulo, conquistou um prêmio no Festival de Cinema Independente de Ourense e levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema da Fronteira.

Na sexta-feira, 5, o filme que fecha a programação é O Vendedor de Passados, do diretor Lula Buarque de Hollanda. O que você faria se pudesse alterar erros ou lembranças dolorosas do passado? Esta é a profissão de Vicente (Lázaro Ramos): ele vende passados às pessoas, criando documentos, fotos e outros indícios necessários para reescrever a história. Esta trama é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por José Eduardo Agualusa. Indicado a Melhor Filme no Festival de Cinema Festin Lisboa.

O Projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.