AGROUFAM acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro

Acontece durante os dias 4 e 5 de fevereiro, no piso térreo dos blocos 01 e 02 da Faculdade de Ciências Agrárias (FCF), localizada no setor norte da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Campus Universitário Arthur Virgílio Neto, em Manaus, a 22ª AGROUFAM 2016 – a feira da produção familiar, que terá como tema “Guardiães da Agrobiodiversidade”.

A Feira de produção familiar é uma realização do Núcleo de Socioeconomia da UFAM e conta com a participação de organizações como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) mediante financiamento do Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL) e da Secretaria do Estado de Produção Rural (SEPROR), tendo como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica da Instituição, bem como a sociedade a participarem, conhecerem e adquirirem produtos oriundos da Agricultura Familiar das Comunidades rurais da Amazônia Brasileira.

10 Municípios do interior participam da AGROUFAM, tornando-a um espaço de comercialização e valorização de produtos regionais. A feira tem como intuito difundir as práticas agroecológicas para os produtores rurais; o desenvolvimento rural sustentável articulado à extensão universitária; inovação tecnológica; inclusão social; diversificação da renda da agricultura familiar; e segurança alimentar da população.

Também podem ser encontrados os artesanatos produzidos por 30 artesãos. Os produtos são variados onde podem ser encontradas diferentes técnicas de bordados à mão, artigos para presente como bonecas de pano, adornos de beleza e sacolas, além de artesanato indígena com seus cestos, tapeçaria, brincos, colares e anéis.