Filmes nunca exibidos nos cinemas de Manaus ganham espaço no Cine&Vídeo Tarumã

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, promove uma programação com filmes que não entraram nos circuitos de exibição dos cinemas de Manaus. O projeto escolheu três filmes bem recebidos pela crítica e premiados em festivais internacionais que abordam temas sobre a complexidade das relações sociais, seja na resolução de um conflito sobre a educação de filhos, sobre segredos que testam amizades ou a tentativa de sair de um vazio existencial. Os filmes escolhidos para a semana “Inéditos nos Cinemas de Manaus” são: Deus da Carnificina, Até a Eternidade e O Psicólogo.

O filme que abre a programação, na segunda-feira, dia 25, é o Deus da Carnificina, do grande diretor Roman Polanski. Em Nova York, o casal Nancy e Alan Cowan vai até a casa de Penelope e Michael. O motivo do encontro: o filho do primeiro casal agrediu o filho do segundo. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação. Indicado a dois prêmios no Globo de Ouro, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no César Awards, indicado ao Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

Na quarta-feira, dia 27, será exibido o filme Até a Eternidade, do diretor francês Guillaume Canet. Todos os anos, Max, dono de um restaurante de sucesso, e Véro, sua esposa convidam um grupo de amigos para a sua bela casa de praia para comemorar o aniversário de Antoine e celebrarem as férias. Mas, este ano, antes de todos deixarem Paris, seu amigo Ludo é ferido em um grave acidente, o que desencadeia uma série dramática de reações e respostas emocionais. Apesar desse evento traumático, eles decidem continuar a sua tradição de ir à praia juntos nas férias. Seus relacionamentos, convicções, sentimento de culpa e amizade são duramente testados. Eles são finalmente obrigados a revelar até as mentiras que vem contando uns aos outros.

Finalizando a semana, na sexta-feira, dia 29, teremos o filme O Psicólogo, do diretor americano Jonas Pate James. Henry é o psicólogo das estrelas de Hollywood. Famoso, ele é o autor de alguns best-sellers, incluindo um livro sobre a felicidade. Mas a vida dele está longe de seguir sua receita de felicidade. Após a morte de sua esposa, Henry se automedica, bebe e usa maconha de forma descontrolada. Desiludido, sua esperança de salvação talvez seja o seu primeiro caso fora de Hollywood, Jemma, uma garota problemática que não aceita a morte da mãe.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.