I Fórum Cunhantã Digital busca estimular a participação das mulheres nas áreas de tecnologia

Quem disse que tecnologia é uma área apenas para homens? Não é o que pensa o movimento Cunhantã Digital, que busca estimular a presença das mulheres da região amazônica em áreas de ciência & tecnologia e também em cursos de gradução e carreiras nessas áreas.

Na próxima sexta (29) o movimento promove pela manhã, seu I Fórum de discussão no Novotel Manaus, como parte da programação da Escola da Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (EARTH), na trilha de educação. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site http://earth.icomp.ufam.edu.br/?page_id=2599

O público-alvo são os educadores de ensino fundamental, médio e superior para discutir estratégias para incentivar a inserção feminina em carreiras de ciência e tecnologia, além de “fechar uma agenda de ações de curto, médio e longo prazo envolvendo estudantes da região amazônica”, afirma a professora Fabíola Nakamura, coordenadora geral do evento, e líder do movimento na região juntamente com as professoras Tanara Lauschner e Rosiane de Freitas.

No Fórum, o Professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cristiano Maciel, um dos coordenadores nacionais do programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) irá apresentar um panorama do que têm sido feito no Brasil em relação ao tema.

Dentre as ações já previstas pelo movimento para este ano estão a realização do II Workshop Cunhantã Digital, que é um evento impulsionado pelo Women in Information Technology (WIT), evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

Com informações do Instituto de Computação (Icomp)