Filmes premiados em Cannes são relembrados pelo Cine&Vídeo Tarumã

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, propõe a programação Premiados em Cannes em 2013, que traz três filmes premiados em um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. O Festival de Cannes, criado em 1946, busca revelar e valorizar obras para servir a evolução do cinema, favorecer o desenvolvimento da indústria do filme no mundo e celebrar a 7ª arte a nível internacional. O festival mantém o foco na descoberta de novos talentos, na recepção dos profissionais e jornalistas provenientes de todo o mundo, de modo a contribuir para o nascimento e a difusão dos filmes. A cada nova edição, nascem projetos, transmitem-se experiências e descobrem-se culturas, o que faz do Festival de Cannes um reflexo da sua época. Os filmes “Azul é a Cor Mais Quente”, “A Balada de Um Homem Comum” e “Pais e Filhos”, foram os filmes escolhidos e que tiveram um grande destaque na 66ª edição do festival.

Abrindo a semana, na segunda-feira, 18, será exibido o filme Azul é a Cor Mais Quente, do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche.Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. O filme levou a Palma de Ouro de Melhor Diretor e Melhor Atriz e foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro.

No dia 20, quarta-feira, será apresentado o filme A Balada de Um Homem Comum, dos diretores Joel e Ethan Coen. Llewyn Davis (Oscar Isaac) é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele incomoda a amiga Jean Berkey (Carey Mulligan), que vive uma relação com outro músico, Jim (Justin Timberlake). Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado e desagradável artista, Roland (John Goodman), mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada. Foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, ao Oscar de Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som e indicado também ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Na sexta-feira, 22, o filme que fecha a programação é Pais e Filhos, do diretor japonês Hirokazu Koreeda. Esta é a história de um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso. Sua vida sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade. Ganhou o Prêmio do Júri, Menção Especial e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.