Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos ocorre até 31 de janeiro

O Instituto de computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove, entre 25 e 31 de janeiro, a Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth), com o tema “sistemas computacionais e robóticos voltados para conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da floresta”. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 18 de janeiro no site: http://earth.icomp.ufam.edu.br/

De 25 a 29, Icomp e Novotel sediam a primeira parte da programação, aberta ao público. Já nos dias 30 e 31, a Earth será realizada na reserva florestal Mamirauá, onde um grupo de pesquisadores visitará a reserva florestal para conhecer os projetos em andamento e os seus desafios.

O evento, que conta com o patrocínio da Fundação e Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) abordará a temática da robótica de campo para a região em duas perspectivas interdependentes: a perspectiva dos grandes cenários de aplicação e das ferramentas para endereçar estes cenários.

Com palestras como “Internet e Telecomunicações”, “Provisão Sustentável de Energia”, “Internacionalização de Programas de Graduação na Amazônia” e minicursos ministrados por pesquisadores que são referências em suas áreas, além de atividades voltadas a alunos e professores do ensino médio, a Earth tem como objetivo fomentar a inovação e competitividade com responsabilidade social, promovendo o crescimento econômico sustentável.