CAUA recebe a 10º Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Nesta segunda-feira (14), acontecerá à abertura da 10º Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo, às 19h no Teatro do Centro de artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/UFAM), localizado na Rua Monsenhor Coutinho 724, Centro.

O evento que ocorrerá do dia 14 a 19 de dezembro, terá exibições gratuitas de filmes em quatro mostras temáticas: panorama, Criança e Adolescente, Homenagem e Acessibilidade. Com o objetivo de ampliar os espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.Na noite de abertura haverá uma sessão especial com exibição do longa metragem “Numa Escola de Havana”, do diretor cubano Ernesto Daranas.

Entre os destaques da edição desde ano estão os longas-metragens “Branco Sai, Preto Fica”, “Colegas” e os curtas “Eu não quero voltar Sozinho” e o amazonense “Sandrine”, que aborda a trajetória de uma professora de matemática que, por conta de sua transexualidade, não é aceita pela própria mãe.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com o apoio da UFAM e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).