Cine & Vídeo Tarumã apresenta histórias peculiares de medicina
O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, apresenta na próxima semana uma seleção de filmes que contam histórias de momentos peculiares da trajetória da medicina. Tendo em vista o feriado na terça-feira, dia 8, as datas de exibição dos filmes foram mudadas para o dia 9, 10 e 11. A programação “Filmes com Histórias da Medicina” traz os filmes: O Físico,Histeria e Augustine.
Na quarta-feira, dia 9, a primeira produção a ser exibida é O Físico, do diretor Phillipp Stölz. Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da "doença do lado". O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Skarsgaard), o barbeiro local, que vende bebidas que prometem curar doenças. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina (Ben Kingsley), que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita não apenas fazer uma longa viagem rumo à Ásia, mas também esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.
Na quinta-feira, dia 10, teremos o filme Histeria, da diretora Tanya Wexler. A trama se passa na Londres vitoriana, quando dois médicos (Hugh Dancy e Jonathan Pryce) se juntam para tratar de histeria - condição que, na época, se associava à irritabilidade das mulheres. Inicialmente o personagem Pryce "alivia" as suas pacientes manualmente, mas o parceiro inventa um aparato elétrico que pode revolucionar o tratamento desse mal.
Na sexta-feira, dia 11, o filme que fecha a programação é o Augustine, da diretora Alice Winocour. Inverno de 1885, Paris. O professor Jean-Martin Charcot, do Hospital Pitié-Salpêtriere, está estudando uma doença misteriosa, a histeria, que atinge apenas as mulheres. Devido à pouca informação sobre a doença e suas características peculiares, os ataques de histeria por vezes são confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa. Um dia, chega ao hospital a jovem Augustine, de apenas 19 anos, que teve um ataque durante o trabalho. Logo ela se torna objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar um bom tempo à garota. Augustine acredita que Charcot possa curá-la e, aos poucos, desenvolve uma relação especial com o médico.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e o projeto recebe o apoio cultural da locadora Take Vídeo.