Programação do Cine & Vídeo Tarumã

Na primeira semana de dezembro, o Cine & Vídeo Tarumã realiza uma programação especial em parceria com a campanha “Soro positivo, preconceito negativo”. A campanha, idealizada por alunos do curso de Relações Públicas da Ufam, propõe uma série de informações e discussões a respeito da desmistificação do HIV, e acontecerá na faixa liberada da Ponta Negra no dia 6 de dezembro, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Os três filmes da programação A AIDS Continua Ameaçando são: Orgulho e Esperança, The Normal Heart e Boa Sorte.

O filme que abre a programação, na segunda-feira, dia 30, é o Orgulho e Esperança, do diretor Matthew Warchus. Na Parada Gay de Londres, no verão de 1984, um grupo de ativistas gays decide arrecadar dinheiro para apoiar as famílias dos mineiros grevistas, mas há um problema: a União parece envergonhada em receber o seu apoio. Os ativistas não se sentem impedidos, então decidem ignorar a União e encontrar os mineiros. Eles acham uma aldeia mineira escondida, nas profundezas do País de Gales e partem em um mini ônibus para fazer sua doação pessoalmente. E assim começa a história extraordinária de como duas comunidades extremamente diferentes se reúnem por uma causa comum. Indicado ao prêmio de Melhor Comédia ou Musical no Globo de Ouro, ganhou o prêmio Palma Queer no Festival de Cannes.

Na quarta-feira, dia 2, será exibido o filme The Normal Heart, do diretor Ryan Murphy. O aclamado drama original HBO narra a história do início da crise da AIDS em Nova York nos anos 1980, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia dessa doença devastadora para uma nação que está negando os fatos. O filme foi indicado ao Globo de Ouro e foi indicado também a doze categorias na premiação Primetime Emmy.

Finalizando a semana, na sexta-feira, dia 4, teremos o filme Boa Sorte, da diretora brasileira Carolina Jabor. No filme, João é um adolescente com muitos problemas de comportamento o que faz com que sua família o interne em uma clínica psiquiátrica. Lá ele conhece Judite e logo se apaixona por ela. Mas ela não tem muito tempo de vida e os dois sabem disso. João e Judite vivem um intenso romance dentro da clínica. Ao encontrar o amor em Judite, João passará a encarar a vida de outra forma, ao mesmo tempo em que, dará um novo sentido para a vida de Judite. O filme ganhou indicações em quatro categorias no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.