Editora da UFAM e Instituto Goethe lançam livros em São Paulo
No dia 03/12 acontecerá, no Goethe-Institut em São Paulo, às 19h, o lançamento do livro “Teoria Crítica e Adorno – Ideias em Constelação”, organizado pelos professores Renan Freitas Pinto, Davyd Spencer e Tenório Telles,e da segunda edição revisada do livro “Curt Nimuendajú: síntese de uma vida e de uma obra”, escrito por Nunes Pereira e publicado pela primeira vez em 1946. O evento é uma parceria entre a Editora da UFAM (EDUA), Editora Valer e o Instituto Goethe de São Paulo.
Os lançamentos serão feitos em duas mesas-redondas: a primeira, dedicada ao etnólogo Curt Nimuendajú, será presidida pelo professor aposentado no Departamento de Sociologia da UFAM, Renan Freitas Pinto e contará com a palestra da professora Marilina Serra Pinto, que fará uma introdução da vida e obra do etnólogo. O professor Willi Bolle do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (Usp), também participará como debatedor na mesa.
Já na segunda mesa-redonda, às 20h, participarão os autores e organizadores do livro “Teoria Crítica e Adorno: Ideias em constelação”, que foi elaborado a partir do projeto de extensão da UFAM sobre Adorno e a teoria crítica no Brasil. O professor Renan Freitas Pinto falará sobre a criação do livro, e Tenório Telles sobre a organização editorial da obra. Além do professor da UFAM, estarão presentes na mesa os professores Iray Caronte, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Usp); Marcos Nobre, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Gunter Pressler, da Universidade Federal do Pará (Ufpa).