ICET realiza seminário para discutir evasão e efetividade acadêmica

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de ItacoatiaraInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de ItacoatiaraO Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM), localizado noCampus Universitário Moisés Benarrós Israel, em Itacoatiara promove, nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Instituto, o II Seminário de Desempenho: gestão de processos para agir na evasão e efetividade acadêmica.

Segundo o técnico administrativo Firmino Rosas, o seminário irá tratar de um tema desafiador para a gestão universitária: “A evasão no âmbito das universidades públicas é um tema muito preocupante, e o agente público precisa encontrar mecanismos para enfrentar essa dificuldade. Este seminário será uma forma de avaliar publicamente o processo de tomada de decisão, para a execução dos serviços que conferem ao regime acadêmico a sua continuidade, e dizer quais processos que foram realizados e de que forma colaboram para a ação (oferta de disciplinas e seus critérios). Já a efetividade é um indicador de desempenho que trata da missão do estabelecimento, trata-se de mostrar se esses processos estão colaborando para que haja efetividade acadêmica e retorno social”.

Ainda de acordo com Firmino, a ideia é mostrar à comunidade um procedimento de gestão fundamentado em processos. “CadaTécnico administrativo do ICET, Firmino RosasTécnico administrativo do ICET, Firmino Rosas processo que ocorre na oferta de serviço deve conduzir a algum tipo de resultado. E isso contribui para a melhoria do desempenho na instituição”, completou.

A palestra conta com a participação de professores como o Pró-reitorde Ensino de Graduação da UFAM, Lucídio Rocha Santos, e da professora Rosana Medeiros de Souza Galvão, do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE).

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento. A programação do Seminário está disponível no seguinte link.