`Óbvio Voraz´ realiza na sexta (27) última apresentação da temporada 2015

Com apresentações desde o mês de setembro, em horários e dias alternados, a temporada 2015 da peça teatral `Óbvio Voraz´ encerra na próxima sexta-feira (27) com uma apresentação às 15h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas(CAUA), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, esquina com a rua Tapajós, Centro de Manaus. A entrada é franca.

Ao longo dos meses a Peça Teatral tem conquistado um público expressivo e críticas positivas. Para o encenador e, também, ator James Araújo, o sucesso das apresentações se deve pelo fato dos temas abordados na peça terem implicações diretas com a vida do próprio público e, por outro lado, pelo fato do jogo cênico propiciar a interação da platéia de modo bem-humorado e consequente.

“Não é fácil dizer às pessoas que todos nós somos corresponsáveis pelo esgotamento e degradação dos recursos hídricos, da morte indiscriminada de animais silvestres causada quer pelo tráfico ilegal, do desmatamento provocado pelas queimadas e da busca desenfreada do lucro, do desaparecimento de inúmeras comunidades indígenas provocado pelos desastres ambientais e ações de grileiros, fazendeiros e, sobretudo, por não se ter, ainda, uma política clara de demarcação das terras indígenas e de sustentabilidade em relação a essas mesmas comunidades”, sublinha James.James Araújo e o cantor Antônio PereiraJames Araújo e o cantor Antônio Pereira

Para Renan Freitas Pinto, sociólogo, professor aposentado da UFAM, e estudioso de assuntos relacionados à arte, é digno de nota o texto de Verônica Gomes, uma das escritoras da Peça, para o bom desempenho do espetáculo “O texto de Verônica Gomes busca colocar em cena o debate de quatro questões que ameaçam povos e regiões em uma escala planetária: a situação dos povos indígenas, a crise hídrica, a destruição irresponsável de nossas matas e florestas e o descompromisso com a vida silvestre. E o caminho escolhido foi utilizar a economia dos recursos teatrais disponíveis. Para isso, decidiu escrever um texto de fácil apreensão, decidindo explorar e interligar recursos da cultura popular, que incluem o repertório musical de Antônio Pereira, acompanhado de fragmentos da música popular brasileira do domínio público de todas as idades”.

Já para o crítico, encenador e ator Jorge Bandeira, o espetáculo vai para além de uma simples contação de história. “O cenário é mínimo, mas regado de símbolos. Um violão mensageiro tocado magistralmente por Pereira; uma escultura feita naturalmente pela natureza; um velho rádio próximo da rotunda e as coisas acontecem de forma simples: rapsodo [poeta cantor] e histrião se revezam em contar e cantar. Exímios em tudo que movimentam e falam e cantam, com uma naturalidade que nos deixam à vontade. Entre projeções de slides e de trechos do documentário Davi Contra Golias, de Aurélio Michiles, assistimos a momentos terríveis de dizimação civilizatória”.

`Óbvio Voraz´ é uma produção da Tribo Cia. de Teatro em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, através do Centro de Artes Hahnemann Bacelar da UFAM. A produção conta com o apoio do Museu Amazônico, Ascom UFAM, Produtora Meia Zero Dois Filmes, SBCoaching e Biomagnetismo.