45 anos de jornalismo no Cine & Vídeo Tarumã

O Cine & Vídeo Tarumã traz uma programação de filmes sobre a profissão de jornalista, em homenagem aos 45 anos de ensino de jornalismo na Região Norte. A programação “Repensando Práticas Jornalísticas” integra os filmes O Abutre, de Dan Gilroy, O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado e Repórteres de Guerra, de Steven Silver e provoca uma reflexão sobre os desafios e os limites dessa profissão.

Para abrir a programação, na segunda-feira, dia 23, o filme O Abutre, do diretor Dan Gilroy, acompanha a ascensão de Lou Bloom, um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings - as minhocas que só saem da terra à noite. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e ao prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro.

No dia 25, na quarta-feira, teremos o filme O Mercado de Notícias, do diretor brasileiro Jorge Furtado. Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica "O Mercado de Notícias", de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior. Indicado ao prêmio de Melhor Montagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Na sexta-feira, dia 27, o filme que fecha a programação é Repórteres de Guerra, do diretor Steven Silver. Baseado em fatos reais. Um grupo de repórteres tem a difícil tarefa de cobrir as primeiras eleições na África do Sul após o Apartheid. Além de riscos físicos, esses jovens passam a acompanhar as mazelas africanas: fome, miséria e descaso. Conviver com essa realidade mudará suas vidas para sempre. Indicado ao prêmio de  Melhor Roteiro Adaptado no Festival Genie.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.