Cine & Vídeo Tarumã comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

Tendo em vista o Dia da Consciência Negra na próxima sexta-feira, dia 20, o Cine & Vídeo Tarumã preparou uma programação especial para a comemoração da data. A programação “Semana da Consciência Negra” propõe uma reflexão, através dos filmes Selma, Teza e Quanto vale ou é por quilo?, contra a opressão, desigualdade e discriminação que negros e negras sofrem todos os dias. O projeto junta-se aos demais movimentos pró-lutas dos direitos de todo o povo negro e relembra que essa luta é de todos.

Na segunda-feira, dia 16, o filme a ser exibido é Selma, da diretora Ava DuVernay. O filme é uma cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr. (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme.

No dia 18, quarta-feira, é a vez do filme Teza, do diretor Haïlé Gérima. O intelectual Anberber passou vários anos na Alemanha estudando medicina e volta para a Etiópia apenas para encontrar o país de sua juventude em guerra. Seu sonho de usar o que aprender para melhorar a saúde dos etíopes é esmagado pela junta militar que usa os cientistas para seus próprios objetivos políticos. Mesmo buscando o conforto de sua casa de campo, Anberber não consegue fugir da violência. A solidão que as memórias de sua juventude trazem é substituída pela competição entre os militares e as facções rebeldes. Ele precisa decidir se resiste à tensão ou se tenta refazer sua vida com os fragmentos que estão à sua volta. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Roterdã.

Fechando a programação, na quinta-feira, dia 19, será exibido o filme Quanto vale ou é por quilo?, do diretor Sérgio Bianchi. "Selma", vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, é um dos filmes que serão exibidos no Cine & Vídeo Tarumã"Selma", vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, é um dos filmes que serão exibidos no Cine & Vídeo TarumãUma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, época da escravidão explícita, um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que estava grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho. Esta prática tinha por objetivo o lucro.

Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado, em atividades assistenciais que, na verdade, também são fontes de lucro. Uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e denuncia. Por causa disto, precisa agora ser eliminada.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.