Semana de Engenharia de Pesca aborda efeitos das mudanças climáticas sobre a Amazônia de 9 a 11 de dezembro

Para discutir os impactos das mudanças climáticas nos sistemas aquáticos da Amazônia, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Pesca (Pet Pesca) promove, de 9 a 11 de dezembro, a XI Semana de Engenharia de Pesca.

O aumento da frequência de eventos extremos de secas e cheias somado ao aumento das chuvas na parte oeste da bacia Amazônica e redução na parte leste são alguns dos efeitos previstos das transformações no clima local nos últimos anos segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), publicado em 2014.

Essas mudanças estão desafiando a capacidade de adaptação dos organismos vivos e ameaçando o planeta com a sexta extinção em massa. “Além das implicações ecológicas deste processo, estas alterações podem ter profundos impactos sobre a pesca, mediante alterações nos padrões de distribuição e na abundância das espécies exploradas”, explicou o professor Carlos Freitas.

De acordo com o professor, diversas alterações climáticas estão previstas no relatório do IPCC e em diversas publicações, com destaque para o aumento da temperatura global, aumento do degelo de glaciais (incluindo nos Andes), mudanças no padrão de distribuição de chuvas, entre outros. “Estas alterações influenciam os peixes e outros animais aquáticos e, consequentemente, causam impactos sociais e econômicos. O desafio é desenvolver modelos preditivos destas mudanças sobre os peixes e sobre as pescarias”, completou.

A conscientização e o envolvimento de todos sobre a gravidade da pauta é o caminho indicado pelo professor Carlos Freitas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.  “Acreditamos que é necessário a conscientização de toda a sociedade acerca deste grave problema. Precisamos de ações integradas para diminuir a intensidade de ações humanas que possam contribuir para estas mudanças”, enfatizou.

Programação da Semana de Pesca

O evento contará com a participação de profissionais como Paulo Travasso, professor da Universidade Federal Rural de Pernanbuco (UFRPE); Alzira Oliveira, pesquisadora do Instituto de Pesquisas da Amazônia e professora da Universidade Nilton Lins (INPA/Nilton Lins); Iomar Azevedo, Engenheiro de pesca e empresário da Frigopeixe Amazônia; e Nilson Aguiar, pesquisador do INPA.

A programação inclui a realização de duas mesas-redondas, a primeira discutirá os “Desafios da Produção Aquícola no Amazonas” e será composta por Marle Corrêa, professora da UFAM; Leonardo Maeda, consultor; Luiz França, pesquisador do INPA; e Geraldo Bernardino, Secretário executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror).

A segunda mesa-redonda abordará o tema da Semana “Alterações climáticas e seus efeitos sobre a dinâmica de populações pesqueiras”. Para discorrer sobre ele foram convidados Flávia Souza e Carlos Freitas, ambos da UFAM; Michel Catarino e Adalberto Val, do INPA; e Alberto Júnior, do MAPA; e Adalberto Val (INPA). Confira a programação completa em anexo.

Inscrições

Para participar da XI Semana de Engenharia de Pesca, os interessados devem efetuar inscrição na página do evento.

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009927270871&ref=ts&fref=ts

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programação semep.pdf)Programação SEMEP 2015[ ]102 kB