Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes sobre vida de primatas

Com a realização em Manaus do XVI Congresso Brasileiro de Primatologia, que ocorre na UFAM, de 09 a 13 de novembro, a programação de filmes do Cine & Vídeo Tarumã se encaixa nesse evento e apresentará uma semana especial com filmes diversificados sobre os primatas. O Congresso tem como tema “Conservação e Desenvolvimento: Desafios e Oportunidades para a Primatologia” e visa discutir a necessidade de integrar o desenvolvimento urbano de forma compatível com a conservação dos recursos naturais. Um dos grandes desafios é provocar a reflexão sobre o impacto do desenvolvimento nas populações de primatas e as oportunidades de pesquisa no país. Tudo isto pensando em promover ações que façam as comunidades primatas continuarem preservadas, alterando-se o comportamento do ser humano. Os filmes selecionados para a semana especial, que vai de 10 a 13 de novembro, são: Amazônia; Vida – Episódio 10: Primatas (integrante de uma série da BBC); Entre Montanhas e Muriquis, (o representante nacional); e  Virunga.

No dia 10, na terça-feira, o filme que abre a programação é Amazônia, do diretor Thierry Ragobert. Este filme tem um sabor especial por ser ambientado no espaço amazônico e ter a presença do roteirista brasileiro Luiz Bolognesi na equipe produtora. No enredo do filme, Castanha é um macaco prego, criado em cativeiro, que é liberado na Floresta Amazônica. Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando dificuldades enfrentadas pelo animal e ainda algumas amizades, como a com a macaca Gaia. A voz de Castanha é de Lúcio Mauro Filho.

Na quarta-feira, dia 11, é a vez do filme Vida - Episódio 10: Primatas, de Paul Spillenger. Os primatas possuem uma inteligência única e se dedicam à solução de problemas, comunicação, uso de ferramentas e complexas interações sociais. No Congo, conhecemos um grupo muito unido de gorilas liderados por um macho dominante, cujos golpes no peito emitem ondas de choque pela vegetação rasteira por quase dois quilômetros; vimos as mães da espécie de macacos Trachypithecus phayrei, na Tailândia, lutando pelo privilégio de cuidar de filhotes recém-nascidos; presenciamos as violentas disputas de milhares de babuínos-sagrados e um grupo de babuínos Papio ursinus caçando ovas de tubarão na costa da África do Sul.

Dia 12, quinta-feira, será exibido o vídeo nacional Entre Montanhas e Muriquis, dos diretores Paulo e Pedro Vilela e Leandro Santana Moreira. Existem mais relações entre homens e natureza do que às vezes imaginamos. Este documentário traz aos espectadores a intimidade dos muriquis, um macaco brasileiro que sobrevive em poucos pontos da outrora exuberante Mata Atlântica. Assumindo o desafio de pesquisar e ajudar a conservar os muriquis na Serra do Brigadeiro, uma equipe de pesquisadores imergiu por mais de três anos no ambiente deste primata. Eles vivenciaram as experiências, encontros e descobertas daqueles que sobrevivem e vivem entre montanhas e muriquis. O vídeo ganhou o prêmio de Melhor Fotografia no 9º Festival de Filmes de Montanha, em 2009, em Minas.

Para fechar a programação, no dia 13, será apresentado o documentário Virunga, do diretor britânico Orlando von Einsiedel. Na República Democrática do Congo fica o Parque Nacional de Virunga, espaço que abriga uma das maiores reservas de biodiversidade da Terra e os últimos gorilas de montanha existentes no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais, que inclui um ex-soldado e um príncipe, se arrisca para proteger o parque, patrimônio da UNESCO. Contra eles estão rebeldes armados, caçadores e uma multinacional, todos interessados nos recursos sob a floresta e seus habitantes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e o projeto recebe o apoio cultural da locadora Take Vídeo.