XVI Congresso Brasileiro de Primatologia ocorre de 9 a 13 de novembro, na UFAM
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sedia, entre os dias 9 e 13 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Primatologia. O tema desta edição é “Conservação e Desenvolvimento: Desafios e Oportunidades para a Primatologia”. Durante esse período, Manaus receberá especialistas do Brasil e do mundo para discutir a relação entre o desenvolvimento nessa área e a conservação de recursos naturais.
Confira outras informações em http://congresso2015.sbprimatologia.org.br/.
Relevância
De acordo com a Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), o Brasil é o País com o maior número de primatas do planeta, com aproximadamente 150 espécies. Desse total, mais de 70% vivem nas florestas da Amazônia brasileira. A notícia ruim é que, hoje, aproximadamente 35% dos primatas da região estão ameaçados. A SBPr alerta que o indicador tende a aumentar devido aos impactos causados pela urbanização e grandes empreendimentos, como hidrelétricas, linhas de transmissão e estradas.
O objetivo em 2015 é discutir alternativas que aliem conservação e desenvolvimento sem ameaçar um número maior de primatas, fomentando a pesquisa na área. Durante os cinco dias de evento, comunidade científica, tomadores de decisão e representantes de instituições governamentais e privadas irão propor reflexões e mostrar oportunidades de estudo acerca do tema. O intuito é estimular a produção de documentos norteadores de decisões a serem utilizados em todo o Brasil.
Programação
Formado por atividades acadêmicas e culturais, o evento pretende reunir setores da sociedade estratégicos para a Primatologia, além de pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, estes com a possibilidade de propor trabalhos para exposição. Confira a programação!
A melhor apresentação oral será premiada na II Prêmio Liza Veiga de Conservação de Primatas, que é uma forma de motivar as novas gerações de primatólogos do País. Serão julgados os seguintes aspectos: a) Impacto do trabalho para a Conservação da(s) espécie(s) estudada(s); b) Clareza na apresentação dos resultados; c) Desempenho do candidato na apresentação e d) Qualidade da apresentação.
Os subtemas abordados são:
- Primatas urbanos: ações para convivência harmoniosa;
- Espécies Exóticas Introduzidas: manejo e controle;
- Modelos de ocupação sustentáveis;
- Impactos por grandes empreendimentos;
- Manejo Conservacionista;
- Novas tecnologias; Conservação (status, necessidades, prioridades);
- Lacunas de conhecimento e prioridades;
- Comportamento;
- Saúde, Clínica e Conservação: parasitologia, epizootias, endemias e reservatórios de doenças tropicais;
- Métodos em Primatologia de Campo;
- Bioacústica e Estratégias de vocalização;
- Etnoprimatologia; entre outros.
Dúvidas? Entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou clique aqui.