Cine & Vídeo Tarumã: Visualizando o Cinema Latino-Americano

Na primeira semana de novembro, o projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM,  tem como objetivo popularizar produções cinematográficas latino-americanas recentes que não ganharam espaço nas programações dos cinemas locais. Os três filmes são produções da Venezuela, Colômbia e México que foram premiadas em festivais internacionais e apresentam temáticas que envolvem preconceitos, bullying, violência e resiliência, vividos por personagens ainda na infância e pré-adolescência, que ainda estão aprendendo a lidar com as imposições e expectativas da sociedade a que pertencem. A programação “Visualizando o Cinema Latino-Americano“ integra os filmes Pelo Malo, Depois de Lúcia e As Cores da Montanha.

O primeiro filme exibido hoje foi o Pelo Malo. O filme Pelo Malo, da diretora venezuelana Mariana Rondón, acompanha Junior, um menino de nove anos, que tem cabelo encaracolado e não pensa em outra coisa senão alisá-lo. Sua mãe, Marta, luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, preocupa-se com a atenção de Junior com o visual e tenta evitar o jeito diferente do filho. Premiado no Festival de Cinema de Havana, no Festival de Cinema de San Sebastián, também foi vencedor no Festival de Cinema de Montreal e indicado a Melhor Filme no Festival de Cinema de Estocolmo.

Na quarta-feira, dia 4 de novembro, o escolhido é o filme mexicano Depois de Lúcia, do diretor Michel Franco. Desde a morte de sua esposa, Roberto não consegue dedicar muito tempo à sua filha Alejandra, uma jovem de 15 anos. Para escapar da depressão que passa a dominar a rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda em busca de uma nova vida na Cidade do México. Envergonhada e incapaz de explicar para o pai as razões, Alejandra omitirá as humilhações e abusos emocionais e físicos sofridos em seu novo colégio. Os dois vão se distanciando cada vez mais, à medida que a violência toma conta de suas vidas. O filme ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes, ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Havana, foi indicado a vários prêmios no Festival de Cinema de Londres, no Festival de Cinema de Estocolmo, no Prêmios Goya e no Festival de Cinema de San Sebastián.

Para fechar a semana, na sexta-feira, dia 6 de novembro, haverá a exibição do filme As Cores da Montanha, do diretor colombiano Carlos César Arbeláez. Manuel vive numa região montanhosa da Colômbia. Ele tem 9 anos e sonha em se tornar um grande goleiro. Seus desejos parecem tornar-se realidade quando seu pai lhe dá uma bola nova. Mas num acidente inesperado a bola vai parar num campo minado. Apesar do perigo, Manuel se recusa a abandonar seu tesouro e então convence Julián e Poca Luz, seus dois melhores amigos, a resgatá-la com ele. Premiado no Festival de Cinema Latino-Americano Los Angeles, no Festival de Cinema de Bogotá e no Festival de Cinema de Cartagena.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.