Departamento de Artes da UFAM promove o I Masterclass Internacional de Instrumentos de Metais

Ampliar o acesso à informação aos instrumentos que viabilizem a realização das práticas musicais da família dos instrumentos de sopro de metais é o foco central da Master-class Internacional de Instrumentos de Metais, que tem como objetivo principal capacitar profissionais que se dedicam às práticas musicais como solistas ou em conjuntos musicais, oferecendo elementos que propiciem o alargamento de suas possibilidades técnicas individuais e em grupo como instrumentistas, a utilização dos elementos particulares de sua cultural musical local e, sobretudo, de sua inserção no mercado de trabalho em um amplo âmbito geográfico. O estímulo à prática de grupo, fundamentais para o crescimento artístico de um profissional, será realizado através de oficinas dedicadas exclusivamente ao tema.

A Masterclass é organizada pelo Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas que ao longo dos anos vem formando professores de músicas, lançando mão de diferentes metodologias e estratégias de ensino, por meio de aulas convencionais, oficinas pedagógicas, workshops e máster-class. Além disso, implementa grupos instrumentais que podem ser comprovados pelos inúmeros projetos de extensão na área da prática instrumental  que atuam no âmbito da comunidade universitária e em geral, tais como  bandas populares, quintetos de sopros e metais, orquestras de violões, quarteto de cordas, etc., oferecendo a possibilidade da profissionalização e da divulgação de trabalhos.

A Masterclass ocorre durante toda a semana de 03 a 07 de novembro, com aulas nos turno matutino e vespertino, no Departamento de Artes da UFAM, bloco Mário Ypiranga, setor norte do Campus, ministradas por professores da Alemanha e Itália: Otto Sauter  e Sabine Kierdorf (Alemanha); e Luca Benucci (Itália). A Masterclass se encerra no dia 07/11/2015 com um concerto no Teatro da Instalação às 19h, com entrada gratuita. Demais informações pelos telefone e e-mail: (92) 98818-1202 (professor Jackson Colares) / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre os professores

Otto Sauter (Colónia, Alemanha) – É Fundador da Associação Mundial e Europeia de Instrumentos de Metais. Além de um dos mais importantes trompetistas em atividade no mundo, criou uma rede internacional de instrumentistas de metais. Também é fundador da Academia Internacional de Trompete de Bremen. Já atuou como professor convidado em Universidades de renome internacional, como:  Royal Academy of Music de Londres, GB and the Toho Gakuen school of Music, Toyko.

Luca Benucci (Florença, Itália) - Formou-se no Conservatório "Luigi Cherubini" de Florença. Logo após a graduação, transferiu-se para Chicago, onde estudou com Dale Clevenger e Arnold Jacobs. De 1989 a 1992,  foi o primeiro trompista do Teatro San Carlo; 1992-1995, após o convite, passou a ser o trompista de solo principal no MDR Symphonie Orchester (Leipzig); em 1995, após uma audição com Zubin Mehta, foi nomeado diretor de solo na Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino. Foi convidado para tocar na Orquestra Filarmônica de Israel por Zubin Mehta durante a turnê europeia, e com a Deutsche Oper de Berlim, por conta da turnê italiana sob a direção de Christian Tielemann. Desde 2001, colabora regularmente com a Orquestra Filarmônica de Berlim como primeiro trompista, Além da experiência como instrumentista sob a regência dos mais renomados maestros, também ministra aulas na Itália, Alemanha e Japão, e colabora com instituições importantes, como Conservatório L. Cherubini (Florença), Istituto O. Vecchi (Modena) , Conservatorio A. Buzzolla (Adria).

Sabine Kierdorf (Alemanha) - É graduada pela Romanistin International communication and economics. Desde 1995 é uma referência no que se refere em gestão de mídia e gestão cultural. Tem trabalhado na organização e gestão de eventos internacionais, além de promover e agenciar artistas em concertos, festivais, excursões. Também tem capacitado inúmeros profissionais para atuarem e desenvolverem projetos para os meios de comunicação e do setor cultural.