WEBMEDIA 2015 discute Web Social, Computação Móvel e TV de 27 a 30 de outubro

Nesta terça-feira, 27, inicia a 21ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) e a Escola Avançada de Pesquisa e Tecnologia Web na Amazônia (WeRT).  O evento é organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Instituto de Computação (IComp), e as atividades serão realizadas no Studio 5 Mall. Acesse http://wert.icomp.ufam.edu.br/.

Durante os quatro dias de evento, haverá apresentação de artigos completos e curtos, workshop de Ferramentas e Aplicações, workshop de Teses e Dissertações, workshop de Trabalhos de Iniciação Científica, palestras de pesquisadores convidados e minicursos. Todas as atividades estarão disponíveis aos inscritos no WebMedia 2015, e a coordenação do evento informa: haverá inscrições no local. Saiba mais.

Os artigos científicos estão distribuídos em três temáticas: ‘Web e Redes Sociais’, ‘Multimídia’ e ‘TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel’, mas os temas do evento abrangem ainda sistemas multimídia e interativos e computação móvel. Falando desde a ‘Internet no Brasil’ ao ‘Futuro da Videocolaboração’, os workshops pretendem alcançar uma boa parte do público inscrito. Técnicas de Web Social usando as redes sociais digitais para alavancar as relações de consumo também serão apresentadas.

“É um evento em que o grande foco são as redes sociais e a web, que são os elementos dominantes na Internet e, portanto, o principal objeto da pesquisa nessa área. A necessidade em compreender e tirar proveito do que ocorre na Web e em redes sociais é de grande interesse tanto da indústria quanto da academia. Automatizar os processos necessários para este fim é, portanto, um dos maiores desafios da computação moderna”, explica o professor do Instituto de Computação da Ufam, Marco Cristo, um dos coordenadores do evento.

Além de cursos, palestras, painéis, os eventos terão workshops e sessões técnicas que vão premiar os melhores trabalhos no Brasil sobre o assunto. Além disso, pesquisadores das Universidades de Roma, da Califórnia em San Diego, de Leipzig, de Carnagie Mellon e de Praga se juntarão aos brasileiros da USP, UFMG, Unicamp, PUC/Rio, UFRGS, principais nomes da área.

Colaborou: Jornalista Mariane Cruz.