20ª AGROUFAM fomenta agricultura familiar e comércio de produtos regionais. Confira

Nos dias 5 a 6 de novembro de 2015 será realizada, no térreo dos blocos 01 e 02 da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), situada no setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, a 20ª AGROUFAM 2015 – a feira da produção familiar. Todos os produtos são produzidos pela Agricultura Familiar de comunidades da Amazônia Brasileira.

A diversidade de saberes e produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Amazonas, durante o evento, será representada por expositores de municípios e áreas rurais pertencentes à Região Metropolitana de Manaus e de seu entorno. Haverá ainda produtores da etnia Apurinã, organizada na aldeia São Francisco e representando o município de Tapauá.

Nesta edição, estarão expostos diversos produtos oriundos da Agricultura Familiar, o que demonstra os resultados econômicos e sociais dessa atividade tanto na zona urbana como na zona rural do estado. Não somente a diversidade de origem destes produtores são marcos da AGROUFAM, mas também a variedade de ramos produtivos participantes do evento. Confira!

Base Agroecológica

A proposta da feira é dar espaço aos produtores que se orientam por práticas e produção agroecológicas, especialmente aqueles realizadas em base solidária e sustentável e de inclusão social. Embora nem todos os produtores/feirantes produzam sob os desígnios das práticas agroecológicas, a proposta que se persegue é difundir as práticas agroecológicas para estes produtores rurais (e também apreender suas técnicas) e, gradualmente, garantir que a feira se torne totalmente de base Agroecológica e/ou Orgânica.

Um dos objetivos da equipe OSIM/Residência Agrária é incentivar a produção regional compromissada com as práticas agroecológicas. A missão da AGROUFAM é promover o desenvolvimento rural sustentável articulado eixos como extensão universitária, inovação tecnológica, inclusão social, diversificação da renda da agricultura familiar, fomento de ações agroecológicas, sustentabilidade socioambiental, nutrição e segurança alimentar.