Manaus sedia congresso sobre psicodinâmica do trabalho

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de Brasília (UnB) e o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - vinculado à Secretaria de Estado de Saúde) irão realizar de 20 a 23 de outubro o IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. O evento acontece no Tropical Hotel, localizado no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre as condições que marcam as diferentes situações de trabalho no contexto contemporâneo, possibilitando que os pesquisadores voltados para a área de saúde do trabalhador possam compreender a dinâmica do trabalho global para melhor intervir nos cenários locais.

Para a presidente do Congresso e professora da UFAM, psicóloga Rosângela Dutra, a psicodinâmica do trabalho é uma abordagem teórica e metodológica vigorosa, consolidada, que fundamenta pesquisas e intervenções nas organizações de trabalho, possibilitando o estudo da dinâmica das relações tecidas no espaço produtivo e suas repercussões sobre a constituição da subjetividade. A psicodinâmica do trabalho se constitui como uma área intrinsecamente interdisciplinar, trazendo para o Congresso expoentes da filosofia, psicanálise e psicossociologia. As recentes transformações no mundo do trabalho, que resultam em pressões, sofrimento e possível adoecimento, instigam os pesquisadores a buscar compreender como é possível se manter saudável em um contexto de trabalho tão adverso. “O trabalho também pode conduzir ao fortalecimento da identidade, à superação das dificuldades e, até mesmo, se constituir em fonte de prazer”, avalia a presidente, que é pós-doutora em Psicodinâmica do Trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Mètiers (CNAM), de Paris, França.

O Congresso contará com a presença de pesquisadores do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás, Brasília, Argentina, Colômbia, Chile, França e Canadá. Intitulada “Psicopatologias do trabalho contemporâneo: novos desafios clínicos”, a conferência de abertura do Congresso será proferida pela renomada pesquisadora francesa Dominique Lhuilier, do CNAM, às 19h do dia 20 de outubro. A programação completa poderá ser acessada pelo site www.congressopsicodinamica2015.com.br.