Semana de Geologia promove I Concurso de Fotografia

O curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas realiza, entre os dias 19 a 23 de outubro, a IX Semana de Geologia. O evento ocorre integrado à Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (ICE), com o tema “Luz, Ciência e Vida”.

O evento terá programação diversificada, onde estão previstas palestras, mesas-redondas, exposições e o I Concurso de Fotografia Geológica, além de minicursos, oficinas e atividades culturais. As inscrições para as oficinas e minicursos podem ser realizadas pelo link http://tinyurl.com/njvpngx.A organização também preparou uma Corrida de Orientação no dia 23, cujo regulamento pode ser acessado em http://tinyurl.com/pbc7mhb.

O Departamento de Geologia, por meio do Centro Acadêmico de Geologia e estudantes do PET/Geologia promovem o “I Concurso de Fotografia Geológica” para inscritos na III Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, sem limite de idade. Os interessados têm até sexta-feira, 16, para inscreverem-se e podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O tema do concurso, “Geologia sem Fronteiras”, é obrigatório para todos os participantes. O tema é conceitual e tem o objetivo de explorar a criatividade dos participantes, ao incluir a Geologia como uma ciência abrangente.

Cada participante poderá concorrer com apenas uma fotografia.  As imagens inscritas podem ser em preto e branco ou coloridas, com boa resolução, impressa em papel fotográfico e em tamanho de 24 x 30 cm. O participante receberá a confirmação de sua inscrição via e-mail informado no ato da Inscrição.

As fotografias inscritas serão submetidas ao processo de votação pelo público participante da Semana. “O público irá escolher as três melhores imagens por meio de votação. Vai estar disponível no evento uma urna para que as pessoas depositem uma cédula preenchida com a numeração da foto que considerem a melhor. As três mais votadas serão as vencedoras e seus autores serão premiados”, explicou a presidente do Centro Acadêmico de Geologia, estudante Rafaela Correa.

Presidente do Centro Acadêmico de Geologia Rafaela CorreaPresidente do Centro Acadêmico de Geologia Rafaela Correa

“O Concurso insere uma faceta cultural ao evento. O público, além de ter acesso ao conteúdo científico, também participa dessa manifestação cultural produzida pelos participantes. A fotografia é uma ferramenta utilizada por Geólogos em trabalhos de campo, como também por outros pesquisadores, e também usada para ilustrar trabalhos científicos”, concluiu Rafaela Correa.