Curso de Zootecnia do ICSEZ realiza palestras sobre produção de bovinos leiteiros, no dia 02 de outubro

Alunos do curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), campus da UFAM em Parintins, promovem, no próxmo dia 02 de outubro, o I Ciclo de Palestras em Produção de Bovinos Leiteiros de Barreirinha, que acontecerá no Salão Paroquial do município de Barreirinha (AM). A atividade tem o objetivo de levar ao campo o conhecimento adquirido em pesquisas dentro das Universidades para melhorar a produtividade e rentabilidade de produtores.

Segundo o coordenador do evento, professor Dr. Ronaldo Francisco de Lima, do curso de Zootecnia do ICSEZ, o Ciclo de Palestras partiu de uma necessidade dos produtores rurais da região. “O curso de Zootecnia tem buscado, através da extensão, melhorar a produtividade animal de produtores rurais do Baixo Amazonas, com o intuito de resgatar a dignidade do homem do campo”, ressaltou.

A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SeSU/MEC), pensando nisso, aprovou o projeto de extensão intitulado “Desenvolvimento de Unidades Demonstrativas de Produção de Leite em Pequenas Propriedades de Bovino de Leite no Estado do Amazonas”. Segundo o professor Ronaldo, o projeto tem como objetivo capacitar produtores dos municípios de Nhamundá, Barreirinha e Parintins. “Dessa forma, esses produtores capacitados servirão como auxiliadores na difusão do que aprenderam”, afirma.

O professor, doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), sempre trabalhou com bovinos leiteiros. De acordo com ele, surgiu a necessidade de utilizar os alunos como transformadores da realidade pecuárica local. “Isso só será possível através de práticas de campo com produtores rurais. Através dos alunos, nós podemos começar a alavancar a produtividade leiteira da região.”

Programação

O I Ciclo de Palestras em Produção de Bovinos Leiteiros de Barreirinha acontecerá no dia 02 de outubro, no Salão Paroquial do município, das 8h ás 10h da manhã. Todas as palestras serão fetas por alunos do curso de Zootecnia do ICSEZ, integrantes do programa de extensão. O evento é voltado para produtores rurais e demais estudantes e simpatizantes da área. Não há limite de vagas para participação no evento, e as inscrições serão realizadas no local. Todos os participantes receberão certificado de participação.