PPGI realiza sessões públicas de defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado

O Progrrama de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/UFAM) convida a comunidade acadêmica para prestigiar as seguintes defesas de dissertação de mestrado, qualificação de doutorado e defesa de tese de doutorado:

No dia 18 de setembro, a partir das 10h da manhã, na Sala de Seminários do IComp, ocorrerá a Qualificação II de Doutorado do candidato Rainer Xavier de Amorim, que apresenta o tema "Estratégias Algorítmicas Exatas e Híbridas para Problemas de Escalonamento em Máquinas Paralelas com Penalidades de Antecipação e Atraso". A pesquisa, orientada pela professora Dra. Rosiane de Freitas Rodrigues, contará também com a avaliação do professor Dr. Raimundo da Silva Barreto e do Dr. Artur Alves Pessoa, do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PMDEP/UFF).

No dia 21 de setembro, o doutorando Leandro Nelinho Balico apresenta a tese intitulada "Previsão de Localização em Redes Ad Hoc Veiculares". Orientada pelo professor Dr. Horácio Fernandes, do PPGI/UFAM, a defesa acontecerá na Sala de Seminários do Instituto de Computação (IComp), a partir das 10h da manhã, e contará com a avaliação dos professores Dr. Carlos Maurício Seródio Figueiredo, do PPGI/UFAM; Dr. Eduardo James Pereira Souto, também do PPGI/UFAM; Dr. Eduardo Coelho Cerqueira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (PPGEE/UFPA); e do Dr. José Luiz de Souza Pio, do PPGEE/UFAM.

Dia 25 de setembro, a partir das 09h da manhã, será a vez do mestrando Adeilson Souza da Silva apresentar a dissertação de mestrado intitulada "Detectando Comportamento Automatizado nos Tópicos de Tendência do Twitter no Brasil", na Sala de Seminários do IComp. O candidato é orientado pelo professor Dr. Eduardo Luzeiro Feitosa, e a banca de avaliação é composta pelo Dr. Eduardo James Pereira Souto, do PPGI/UFAM, e pelo Dr. Daniel Macêdo Batista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (PPGCC/IME/USP).

No mesmo dia, o mestrando Diego Quintana Pinheiro apresenta a dissertação "Inserção de Código DVFS-Aware em Sistemas de Tempo Real Críticos", na Sala de Reuniões do IComp, a partir das 15h. A dissertação, orientada pelo professor Dr. Raimundo da Silva Barreto, do PPGI/UFAM, também será avaliada pelos professores Dr. Lucas Carvalho Cordeiro, do PPGI, e Dr. Antônio Augusto Medeiros Fröhlich, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGCC/UFSC).