PPGAS promove Seminário “Arte e Sociabilidades na Amazônia”

Nos dias 26, 27, 28 de agosto e 4 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) promove o Seminário “Arte e Sociabilidades na Amazônia”, como parte das atividades do Grupo de Pesquisa Maracá. Na programação, estão previstas rodas de conversa e apresentações de teses de doutorado e dissertação de mestrado.

O seminário inicia ás 10h do dia 26 de agosto com a defesa de dissertação da mestranda May Anyely Moura da Costa, intitulada “‘Nós ticuna temos que cuidar da nossa cultura’: um estudo sobre o ritual de iniciação feminina entre os Ticuna de Umariaçu I, Tabatinga, Alto Solimões (AM)”. Ás 15h, o professor Dr. Anthony Seeger conversa com os estudantes do PPGAS. Seeger é professor emérito do Departamento de Etnomusicologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

No dia 27, será a vez do professor Dr. Rafael Menezes Bastos conversar com os estudantes, a partir das 17h. Bastos é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe. Ás 18h, na Academia Amazonense de Letras (AAL), o professor Anthony Seeger profere a palestra “Narrativas de Perdas e Ganhos. Patrimônio cultural imaterial, ‘tradições ameaçadas’ e arquivos audiovisuais”.

No dia 28, a partir das 15h, na AAL, como parte das programações, a doutoranda Lígia Raquel Rodrigues Soares defende a tese intitulada “‘Eu sou o Gavião e peguei a minha caça’ - o ritual pep-cahàc dos ràmikôkamekra-canela e seus cantos”. Finalmente, no dia 04, na sede do PPGAS, a partir das 9h, a mestranda Rosseline Tavares defende a dissertação intitulada “Arte, viagens e benzimento: etnografia da formação do artista-xamã João Kennedy Lima Barreto”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 9 9181-5480, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A sede do PPGAS fica localizada na Rua Ferreira Pena, N° 386, Centro, zona Sul de Manaus