UFAM participa do Encontro de Pró-Reitores da Região Norte, nos dias 14 e 15 de agosto

Na próxima sexta-feira, acontece em Manaus, no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a partir das 09h, o Encontro de Pró-Reitores da Região Norte, com o tema: Internalização da Interdisciplinaridade e Integração Regional: Teorias e Práticas.

O Encontro visa identificar avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão, com base nas experiências institucionais; propor estratégias e mecanismos para institucionalização e consolidação da interdisciplinaridade nas universidades da região norte; e caracterizar avanços obtidos e perspectivas da contribuição da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, na formação acadêmica de novos perfis profissionais e na inserção social da universidade.

Conforme programação em anexo, palestras e mesas redondas discutirão o tema central do Encontro, cujo um dos expositores é o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, professor Dr. Gilson Vieira Monteiro. O Docente participará da mesa redonda "Interdisciplinaridade na Pós-graduação na Região Norte: avanços e desafios".

O Encontro de Pró-Reitores da Região Norte, faz parte da programação de atividades do Fórum dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), entidade que congrega mais de duzentas instituições de ensino superior de todos os segmentos (públicas federais, estaduais e municipais; comunitárias e privadas) e de todas as regiões do país, com cerca de 260.000 discentes e 85.000 docentes de pós-graduação stricto sensu, distribuídos nos 5.812 cursos. O Fórum tem sido protagonista, atuando ativamente em prol do desenvolvimento e consolidação da pós-graduação, da ciência, da tecnologia e da inovação no país.

No sábado (15), os professores elaborarão a Carta de Manaus, que depois será encaminhada ao DN-FOPROP para discussão no ENPROP.