Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Norte acontece nos dias 13 e 14 de agosto

Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 13h, será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), na avenida senador Raimundo Parente, 6, Praça Walter Góes, Alvorada, o Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Norte, que irá subsidiar a temática do VI Fórum Nacional da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), que acontecerá nos próximos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília. Participarão os Conselhos Regionais dos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Em reuniões realizadas com as coordenações e professores das Faculdades de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ficaram definidos os seguintes temas, a serem debatidos durante o evento:

- Lei nº 12.871/13 e DCN 2014 – Ensino Médico da graduação a residência médica; Adequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina; Adequação à política; Adequação ao curso de medicina privada. Visão do gestor universitário; Sistema Único de Saúde (SUS).

- Residência Médica. O que melhora? O que piora?

De acordo com o presidente do Cremam, José Bernardes Sobrinho, a Lei nº 12.871/13 instituiu o Programa Mais Médicos e gerou diversos impactos sobre a formação médica no Brasil. Ele explicou que ao final do Pré-Fórum, será elaborado um documento da Região Norte, o qual será encaminhado para o CFM até o dia 20 de agosto, para inclusão na pauta do Fórum Nacional. “Iremos intervir, com embasamento, no Fórum Nacional, por isso é importante a participação dos acadêmicos, professores e coordenadores dos Cursos de Medicina no Amazonas, bem como dos dirigentes universitários e gestores da saúde no âmbito municipal e estadual”, afirmou.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação do evento .pdf)Programação do evento[ ]98 kB