IComp organiza maior evento sobre Qualidade de Software do país

Com a participação do professor emérito Victor Basili, principal referência na área de Engenharia de Software do mundo, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Computação (IComp), e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) trazem pela primeira vez a Manaus o mais importante evento sobre melhoria de produto e processo de Software do país, o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). Inscrições abertas

Apresentação de artigos técnicos, relatos de experiências, workshop de teses e dissertações, palestras com profissionais renomados nacional e internacionalmente, como o professor Basili, estão entre as atividades do SBQS a serem realizadas de 17 a 21 de agosto no Studio 5 Centro de Convenções. Confira a Programação completa

Realizado anualmente, o SBQSreunirá empresários, profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software, em um evento de divulgação e troca de experiências, promovendo a integração Universidade – Empresa.

De acordo com a professora Tayana Conte, membro da comissão organizadora, para a XIV edição do Simpósio, tudo está sendo preparado para que a Ufam e o Icomp realizem um excelente evento. “Estamos trazendo para Manaus pesquisas de ponta na área de Qualidade de Software e promovendo a interação entre grandes pesquisadores nacionais e internacionais, a comunidade acadêmica e a indústria de software”, revelou a coordenadora.

Ainda segundo a professora, um dos modos para efetuar essa interação será o Prêmio de Melhor Tese e Dissertação em Qualidade de Software do Brasil, que além de proporcionar a troca de conhecimentos entre os participantes do SBQS também apontará as pesquisas mais inovadoras da área.

A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 400 participantes, os quais refletirão sobre o tema “Qualidade de Software – em todas as perspectivas, em todos os lugares”. “E mais do que simplesmente alcançar um número de participantes, esperamos que eles aproveitem ao máximo o conteúdo de alta qualidade do SBQS e da Escola Avançada”, disse Tayana Conte.

A AASSQ

Em conjunto com o SBQS, o IComp promoverá também a Escola Avançada de Qualidade de Software na Amazônia (AASSQ – Amazon Advanced School on Software Quality), que busca aprimorar os conhecimentos dos participantes em Tecnologia da Informação. A AASSQ contará com palestras, tutoriais e sessões de pôsteres.

Podem participar estudantes de pós-graduação com propostas de pesquisa na área de Engenharia de Software. Para efetuar inscrição é necessário submeter o resumo do trabalho e a biografia do candidato. Para mais informações, acesse.