Museu Amazônico é palco de lançamento de livro sobre Turismo e Cultura Sateré-Mawé, no dia 29 de julho

Na próxima quarta-feira, o antropólogo Luciano Cardenes, em parceria com o Museu Amazônico da UFAM, e Livraria e Editora Valer, lança o livro “Etnografia Sateré-Mawé: Sahu-Apé, Turismo e Cultura”.

O lançamento será realizado na sede do Museu, às 19h, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro de Manaus. A entrada é gratuita e haverá o sorteio de livros para os convidados.

Sobre a pesquisa

Publicado pelo Programa BIBLOS da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através da Editora Valer, o livro trata do tema do turismo em comunidades indígenas a partir da experiência do autor com os Sateré-Mawé.

Dividido em quatro capítulos, o Pesquisador utiliza a etnografia como principal ferramenta de trabalho do antropólogo para abordar os relatos sobre a memória, a organização social, as formas de sociabilidade e o turismo desenvolvido pelos Sateré-Mawé da comunidade de Sahu-Apé ao fluxo turístico de várias partes do mundo. A comunidade está localizada na Vila Ariaú, município de Iranduba, região metropolitana de Manaus.

É a primeira pesquisa a permitir a visualização do turismo de forma mais global, a partir de sua ocorrência na Amazônia legal. Luciano Cardenes Santos é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Antropologia Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Amazônico, e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (SP). Mais informações sobre o Livro e o pesquisador no anexo abaixo: