PPGSCA promove defesas de dissertação e teses no mês de julho

Neste mês, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM) promove três defesas de teses de doutorado e uma defesa de dissertação de mestrado. Todas as defesas acontecerão no Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFAM, situado no setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

No dia 08, quarta-feira, a mestranda Tatiana Silva Lopes defenderá a dissertação intitulada “A educação profissional ofertada pelo IFRR para as comunidades indígenas do município de Amajari – RR”. Orientada pela professora Dra. Heloísa Helena Corrêa da Silva e tendo os professores Drs. Carlos Alberto Marinho Cirino, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Dra. Rosemara Staub de Barrros na banca, a defesa acontecerá no Miniauditório do PPGSCA, a partir das 09h30.

No dia 16, quinta-feira, a doutoranda Lidiany de Lima Cavalcante apresentará no Auditório Rio Negro, a partir das 14h00, a tese intitulada “Sob o véu da homossexualidade: relações de poder, conflito e reconhecimento em Manaus”, orientada pela professora Dra. Simone Eneida Baçal de Oliveira. A banca de examinadores será composta pelos professores Drs. Lucilene Ferreira de Melo, Nelson Matos de Noronha, Marilina Corrêa Oliveira Bessa Serra Pinto e Luiz Fábio Silva Paiva, da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Dia 20, segunda-feira, será a vez do doutorando Benedito do Espírito Santo Pena Maciel, que apresentará, no auditório Rio Solimões, a partir das 14h30, a tese “História indígena e do indigenismo na província do Amazonas (1850-1889)”, orientada pela professora Dra. Patrícia Maria Melo Sampaio. A banca examinadora ainda contará com os professores Drs. Almir Diniz de Carvalho Junior, Auxiliomar Silva Ugarte, Francisco Jorge dos Santos, e Márcio Couto Henrique, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Dia 31, sexta-feira, a mestranda Taciana Lima Magalhães apresentará a dissertação "Para Além de um Sapato Velho: uma abordagem interdisciplinar e suas dimensões culturais na Amazônia". A defesa ocorrerá no Auditório Rio Negro, localizado no ICHL, a partir das 14h30, e tem como orientador o professor Dr. Ernesto Renan de Melo Freitas Pinto.

Finalmente, no dia 05 de agosto, o doutorando Luiz Gustavo Negro Vaz apresenta a tese “Práticas institucionais estratégicas: análise dos focos institucionais aplicados em uma organização de ciência, tecnologia e inovação. Estudo de caso do Inpa”. Orientada pela professora Dra. Marilene Corrêa da Silva Freitas, a banca ainda contará com a presença dos professores Drs. Walmir de Albuquerque Barbosa e Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto.