Novo diretor do HUFM toma posse nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 02 de julho, o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), ganha uma nova diretoria. Com a saída do professor Dr. Pedro Elias de Souza, que assume a função de titular da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), o professor Dr. Ivan Tramujas da Costa e Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/UFAM), será empossado como o novo diretor do Hospital.

Tramujas assume a função com o desafio de manter os avanços consolidados na direção anterior. “Mais do que isso, queremos solidificá-los e ajudar na construção daquilo que precisa ser realizado, visando sempre melhor atender a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

O professor também destaca que assumir a direção do HUFM é um desafio estimulante. “O Hospital Francisca Mendes é voltado para a atenção de alta complexidade, e a cada dia mais, tem se preparado para a realização pioneira de transplantes cardíacos na cidade de Manaus. Posso garantir que a Academia atuará intensamente no dia-a-dia do Francisca Mendes, como um reflexo da parceria firmada entre a UFAM e a SUSAM”.

A solenidade de posse acontecerá no Auditório do HUFM, a partir das 16h30, e contará com a presença da Reitora da UFAM, professora Márcia Perales, e do atual Secretário de Estado da Saúde, professor Dr. Pedro Elias de Souza. O HUFM está localizado na Avenida Camapuã, N° 108, bairro Cidade Nova II, zona Norte de Manaus.

Sobre o novo diretor

O professor Dr. Ivan Tramujas da Costa e Silva é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência em Cirurgia doDr. Ivan Tramujas da Costa e SilvaDr. Ivan Tramujas da Costa e Silva Aparelho Digestivo no Hospital de Clínicas da UFPR. Também é mestre em Patologia Tropical pela UFAM e doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM-HVD).

Atualmente, o professor Ivan é professor adjunto de Clínica Cirúrgica da FM, com experiência na área de Cirurgia Gastroenterológica e ênfase em Cirurgia Videolaparoscópica e Coloproctologia. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica e da Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento de Pesquisa em Cirurgia.

O professor também desenvolve pesquisas relacionadas a métodos de detecção precoce do câncer anal e alternativos da doença hemorroidária, sendo líder dos grupos de pesquisa Escrutínio do Papa-A e Cirurgia do Sistema Digestório, vinculados à UFAM e registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).