NortePET 2015 acontece nos dias 24 e 25 de junho

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) irá sediar nos dias 24 e 25 de junho, a partir das 08h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do Campus, o II Nortepet. O evento tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre discentes e docentes, além de proporcionar condições para formação e consolidação de redes entre os grupos PETs da Região Norte. O tema para 2015 é “Nortepet: Perspectivas e Desafios”.

O Encontro Norte de Grupos PET’s - NORTEPET 2015, é coordenado e executado pelos 16 grupos PET’s da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e 1 grupo PET do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. O Encontro é uma das ações recomendadas e exigidas pelo Ministério da Educação – MEC, com vistas à divulgação e difusão das experiências realizadas pelos mais de 50 (cinquenta) grupos PET existentes na Região Norte, e promove a integração entre os mesmos, levanta demandas e informações regionais para serem lançadas nos encontros nacionais, visando o aprimoramento do programa, e contribui com o desenvolvimento da educação superior no país, primando pela atuação tríplice em ensino, pesquisa e extensão.

Histórico do PET

Criado em 1979, o Programa de Educação Tutorial – PET, nasceu para apoiar atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, sob a forma de grupos tutoriais de aprendizagem.  Desde então vem propiciando aos participantes a realização de atividades extracurriculares que visam a complementação da formação acadêmica dos discentes e o apoio aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Em 1999, o PET enfrentou uma discussão nacional que considerava a possibilidade de extinção do Programa. O que levou, no mesmo ano, à manifestações de apoio à sua continuidade no Encontro Nacional de Grupos PET – IV ENAPET, em Porto Alegre/RS. Tal fato propiciou a construção progressiva de um movimento visando a necessidade de se abordar a importância da discussão/avaliação/aprimoramento dos PETs. Uma espécie de vigília para a sobrevivência.

Nesse contexto, as discussões regionais tornaram-se então estratégicas para que se garantisse um espaço de discussão política, com representações legitimadas em âmbito nacional. Cria-se assim o Nortepet em 2014 - e, nesse contexto, a história do tempo presente avança para um 2015 propondo a construção de um pensamento coletivo sobre as perspectivas e os desafios para a educação superior no país.

Maiores informações (programação, inscrição, etc.) pelo site: http://nortepet2015.wix.com/iiencontronortepet