III Epppac ocorre nos dias 6 e 7 de julho. Inscrições abertas para participantes e ouvintes

O 3º Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe (Epppac) é um evento acadêmico, científico e social cujo objetivo é reunir discentes e docentes de Universidades da Pan-Amazônia com escala de atuação local, regional e internacional. O evento, que é promovido pelo Grupo de Pesquisa ‘Questão Social e Serviço Social no Estado do Amazonas’, ocorre em 6 e 7 de julho, na Universidade Federal do Amazonas. O tema deste ano é ‘Educação, Interculturalidade e Ambiente na Pan-Amazônia e Caribe’.

O resultado dos trabalhos aprovados serão divulgados até 20 de junho, na página do EPPPAC -www.epppac.com.br. As inscrições para participantes ouvintes poderão ser realizadas até a data do evento. As conferências, as palestras e as mesas-redondas serão realizadas no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Os locais onde ocorrerão as comunicações orais serão definidos após a divulgação da lista de trabalhos selecionados.

Para os idealizadores do Epppac, a Amazônia, com sua diversidade de culturas e de povos, é uma região vital para que as diferentes abordagens acadêmico-científicas proponham saídas teóricas e práticas acerca da relação homem-sociedade-natureza. O evento pretende consolidar-se como espaço de discussão e de propostas de políticas públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, privilegiando as ações investigativas e interventivas dos trabalhadores sociais da região Amazônica.

O III Epppac está sob a coordenação da professora Heloisa Helena Correa da Silva, docente do curso de Serviço Social da UFAM, para quem a expectativa mínima é de cem participantes, incluindo pesquisadores de países como Peru e Colômbia. “Estão confirmados o Peru, representado na pessoa do pesquisador Jorge Gasché do Instituto de Investigação da Amazônia Peruana (IIAP); a Colômbia, através de uma organização de Direitos Humanos; professores da Universidade Nacional da Colômbia - campi de Letícia (UNAL); e um professor pesquisador da República da Guyana”, enumera.

Conforme explica a coordenadora, a temática Geral do evento é de interesse não apenas da Pan-Amazônia e Caribe, mas de todos. “É uma temática que pode ser trabalhada por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico formal, do conhecimento tradicional e dos Movimentos Sociais”, reforça a professora. Todos os trabalhos aprovados para apresentação em Comunicação Oral no 3º Epppac terão os resumos publicados nos Anais do Encontro, e aqueles indicados serão publicados na integra, na forma de artigos completos.

Finalmente, a professora Heloísa Helena destaca que o Eppac é um importante elemento do processo de aproximação e integração almejado pelos países que compõem a Amazônia. “É um processo longo, envolvendo várias esferas e vários interesses que se inscrevem desde o acadêmico científico, onde o Epppac se insere, até às relações comerciais e industriais”, frisa. Nessa linha, busca-se aprimorar a permuta de conhecimentos entre pesquisadores da Colômbia, do Peru e da Venezuela, por exemplo, e empresas que atuam nesses países.

Grupos Temáticos

Há duas modalidades de inscrição: para apresentação de trabalhos de comunicação oral ou pôster e para ser ouvinte. Para os que tenham interesse de apresentar trabalhos, a inscrição deve ser realizada levando-se em consideração três grupos temáticos: GT 1: Educação, Cultura e Saberes Regionais na perspectiva da interculturalidade;GT 2: Ambiente Amazônico, recursos naturais e integração regional; e GT 3: Políticas Públicas e os direitos sociais na Pan-Amazônia e Caribe.

Programação

No primeiro dia (6), após a cerimônia de abertura e o momento cultural, será realizada a conferência intitulada ‘Educação, Ambiente, Interculturalidade na Pan- Amazônia’, ministrada por Jurg Gaschê, do Instituto de Investigaciones de la Amazônia Peruana (IIAP); e o painel ‘Educação, Ambiente e Interculturalidade: Experiências Amazônicas’, seguido pela Conferência ‘Amazônia Caribenha’.

À tarde, ocorre a Mesa ‘Crise e Educação’, das 14 às 15h; a Mesa 1 - ‘Desenvolvimento Regional’ será às 15h e a Mesa 2 – ‘Integração Cultural e dos Movimentos Sociais Pan-Amazônicos’ no mesmo horário. Das 16 às 18h, o tema em debate será ‘Educação e Interculturalidade nas Tríplices Fronteiras (Brasil-Amazonas/Colômbia/Peru) – (Brasil-Amazonas/Colômbia/Venezuela), seguida pela Conferência ‘Direitos Humanos para as populações da floresta’. Das 18 às 20h ocorrem as sessões temáticas de comunicação oral e, às 20h, o lançamento de livros.

No segundo dia (7), o tema é ‘Ambiente Amazônico, Recursos Naturais, Integração Regional’, sendo a feita a apresentação de Estudos Comparados entre Amazonas e Caribe, das 9 às 10h; ‘Recursos Naturais e Populações Amazônicas’ será objeto da segunda apresentação, entre 10 e 11h, quando serão realizadas sessões temáticas de comunicação oral.

Na tarde do segundo dia, o subtema em abordagem será ‘Políticas Públicas e os Direitos Sociais na Pan-Amazônia e Caribe’, o qual será abordado inicialmente através da Conferência ‘As influências metodológicas do Serviço Social: das origens à contemporaneidade’, entre 14 e 15h. ‘As estratégias do Serviço Social frente às demandas postas nas regiões fronteiriças da Pan-Amazônia será o tema discutido até às 17h. A conferência de encerramento será das 19 às 20h e versará sobre ‘Proteção Social pública entre direitos e méritos. Centralidade da transferência de renda e de benefícios previdenciários’.

Ainda tem alguma dúvida? Veja ‘Perguntas e Respostas’.