I Seminário da Educação do Campo no Alto Solimões recebe inscrições

O programa Observatório da Educação do Campo no Alto Solimões (Obecas) realiza seu primeiro Seminário nos dias 19 e 20 de junho, no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant. A atividade é coordenada pela professora Jarliane da Silva Ferreira, docente de Pedagogia do INC/BC.

As inscrições para apresentação (pôster ou oral) estão abertas até o dia 15 de junho. O evento tem como público de interesse profissionais da educação básica do campo e cidade, secretários de educação, pesquisadores na área, acadêmicos de ensino superior, estudantes da educação básica e movimentos sociais.

O objetivo do Seminário é propiciar discussões e propor ações educacionais a partir de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais que visem ao desenvolvimento da educação do campo. O evento resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do programa extensionista vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Programação

Na manhã do dia 19, será feito o credenciamento e às 10h será a abertura, sob a coordenação da professora Célia Maia. Em seguida, trabalhos desenvolvidos no âmbito do Observatório serão apresentados pelos professores Jarliane Ferreira e Gabriel Zanatta. Uma exposição fotográfica encerra a manhã.

À tarde, a conferência ‘A educação do campo na Amazônia. Conferencista Luís Portugal/Arcafar-PA’ será ministrada também pela coordenadora do programa de extensão. A mesa-redonda ‘A realidade da educação do campo no Alto Solimões/Amazônia’ e as rodadas de experiências em educação do campo, com apresentações orais e de pôsteres, enceram as atividades do primeiro dia.

A programação acadêmica da manhã do dia 20 terá as mesas-redondas ‘Agroecologia na Amazônia’ e ‘Extensão e pesquisa em comunidades amazônicas’. A partir das 14h30, um grupo de trabalho organizará a Carta do Seminário, atividade que será direcionada pela coordenação do Obecas.

Dúvidas e inscrições?E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou fones (97) 3415-5677 e (97) 99151-7985.

Observatório

O programa desenvolve ações de extensão e pesquisa desde 2014, com sede no Instituto. O Observatório objetiva consolidar os estudos sobre a educação do campo no Alto Solimões. Dessa maneira, o grupo trabalha para atendimento de processos de formação continuada de professores que atuam em áreas rurais da região, além de proporcionar reflexões a respeito da nova política da educação do campo e da realidade regional em sua área de alimentação.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cartaz-convite.jpg)Cartaz-convite[ ]424 kB
Fazer download deste arquivo (Programação Seminário.doc)Programação-Educação do Campo[ ]1494 kB