Cinema brasileiro atual ganha espaço no Cine&Vídeo Tarumã

O projeto Cine & Vídeo Tarumã apresenta na semana seguinte uma programação de filmes brasileiros para encantar o público manauara. A programação “Descobrindo o Cinema Brasileiro” traz três histórias de amor repletas de paixões perigosas, coincidências inacreditáveis e de superação de um amor que se acabou. O road movie do Sertão dos diretores Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, o suspense inspirado em fatos reais do diretor estreante Fernando Coimbra e o drama de um triângulo amoroso do veterano Domingos de Oliveira são tesouros a serem descobertos pelo público e que enriquecem a cena do cinema brasileiro atual, que aos poucos vem ganhando o reconhecimento merecido. Os filmes a serem exibidos são: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, O Lobo Atrás da Porta e Paixão e Acaso.

Na segunda-feira, dia 25, o filme que abrirá a programação será o Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, dos diretores nordestinos Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. José Renato (Irandhir Santos), geólogo, 35 anos, é enviado para uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar o Sertão - região semi desértica, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, percebe-se que há algo comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma sensação de abandono, de isolamento. Mas, ele decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos.

Para a quarta-feira, dia 27, teremos o filme O Lobo Atrás da Porta, do diretor paulista Fernando Coimbra. O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

Finalizando a semana, na sexta-feira, dia 29, será exibido o filme Paixão e Acaso, do grande diretor Domingos de Oliveira. No filme, Inês é uma jovem psicanalista, atormentada pelo fantasma do pai Vitor, que ainda conversa com ela. Entre os seus pacientes estão Otavio, empresário com um rotina cheia demais, e Tavares, homem vítima de suborno. Enquanto tenta trabalhar os conflitos de seus clientes, Inês conhece dois novos pacientes, e se apaixona por ambos, ao mesmo tempo. Mas ela não sabe que estes homens são pai e filho.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de vídeos Take Vídeo Locadora.