LEPAPIS lança livro em Montevidéu no dia 22 de maio

O Laboratório de Estudos Pan-amazônicos - Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS) é um laboratório interdisciplinar que desenvolve estudos sobre a região pan-amazônica. Tendo como principal objetivo realizar pesquisas interinstitucionais, o LEPAPIS é vinculado ao Departamento de Antropologia e Programa Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, e realizou o projeto "Cidades em Perspectiva" no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2014.

O Projeto tratou de um estudo socioespacial entre Manaus e Montevidéu, o qual contou com a cooperação internacional CAPES - UDELAR (Brasil - Uruguai). O grupo de pesquisa foi formado por oito alunos, e cinco professores vinculados às áreas de Ciência  Política, Antropologia, Belas Artes, Arquitetura e Paisagismo.

A pesquisa foi convertida em um livro denominado “Os Estudos Socioespaciais: Cidades, Fronteiras e Mobilidade Humana”, o qual foi organizado pelos professores José Basini, Márcia Regina Rufino, Vladimir Montoya Arango e Daniel Tavares dos Santos. Suas principais contribuições para a Universidade se relacionam a produção científica a partir de publicações entre ambas as universidades, mobilidade acadêmica com professores visitantes, a criação de interfases entre diferentes áreas do conhecimento e o fortalecimento das unidades acadêmicas e dos programas de pós-graduação a partir dessa iniciativa.

Com apoio da FAPEAM, CAPES e da Editora EDUA, o evento de lançamento do livro será organizado pelos Departamentos de Antropologia Social e de Ciências Humanas e Sociais da UDELAR, e pelo LEPAPIS, em Montevidéu, na Livraria El Inmortal, no dia 22 de maio, às 19h30.