Programa de Pós-Graduação em Psicologia promove palestra nesta quinta-feira, 21.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufam e a Associação Brasileira de Psicologia Social/Núcleo Manaus (Abrapso) realizam nesta quinta-feira, dia 21, às 18h, no auditório da Faculdade de Ciências  Agrárias (FCA), no setor Sul do campus, a palestra “Relações étnico-raciais, Psicologia e política”. O palestrante é o professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante  do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Rondônia, Alessandro de Oliveira dos Santos.

Resumo da palestra: “as relações étnico-raciais no Brasil configuram um ponto de encontro entre o passado escravista, o sofrimento produzido pelo racismo e a produção de respostas na esfera jurídica, enquanto marcos regulatórios de um estado de direitos, que permitam promover através de políticas públicas a igualdade e enfrentar o preconceito e a discriminação. O objetivo desta palestra é trazer a perspectiva da Psicologia para esse debate verificando suas possibilidades e limites na compreensão e combate ao racismo, tendo em vista se tratar de um fenômeno determinante da violação de direitos da população negra e indígena no Brasil, produzindo humilhação social, dezenraizamento e adoecimento psiquíco”.

As inscrições serão feitas no dia do evento e os certificados expedidos pelo  Núcleo do Abrapso.Informações pelos telefones 98141-5134 e 99432-5882.