Faced promove `Seminário Internacional de Psicologia Cognitiva, Aprendizado e Leitura´, nos dias 25 e 26 de junho

O Evento, promovido pela Faculdade de Educação (Faced), está voltado aos estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de Educação, e irá ocorrer no auditório Rio Alalaú, Setor Norte do Campus Universitário, nos turnos matutino e vespertino.

No dia 25, a programação será iniciada às 9h, com a conferência intitulada “A aprendizagem da leitura: da decodificação à compreensão”, a ser proferida pela professora associada da Universidade do Minho (Uminho/Portugal), Fernanda Leopoldina Parente Viana.

À tarde, das 15h às 18h, a programação prevê realização de Colóquio com os Docentes da Faced e outros que tenham interesse, com o tema “Leitura e Letramento na Infância”. A abordagem, segundo a coordenação do Seminário, busca ampliar o debate científico para o acesso dos professores dos cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas.

“Um de nossos propósitos é divulgar, entre os professores participantes do Seminário, os resultados de pesquisas e estudos realizados nos grupos de pesquisa da Uminho, sob a ótica de duas grandes áreas: avaliação e intervenção. Uma explanação dos instrumentos já desenvolvidos, incluindo jogos multimídia. É uma maneira de fortalecermos nosso grupo, despertando novas áreas de pesquisa e angariando outros pesquisadores”, explicou uma das coordenadoras do evento, professora Lêda Duwe Leão Brasil.

Para o dia 26 de junho, está agendado de 9h as 12h, um encontro com os integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Em pauta, a possibilidade de parcerias entre Faced e Uminho, na renovação do Convênio entre UFAM/Uminho, com destaque ao que se tem produzido nos grupos de pesquisa da Uminho e do PPGE/UFAM, ampliando e aprofundando as linhas de pesquisa com a parceria de uma Universidade Europeia com tradição e respaldo científico.

À tarde a programação inicia às 15h com a conferência intitulada “A aprendizagem da leitura: da decodificação à compreensão”. Um debate relacionado ao tema está previsto.