Cine & Vídeo Tarumã exibe a série `Comédias e Mais Comédias Diferentes´

A programação de filmes do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, para a próxima semana está repleta de filmes de comédia. Porém, são comédias pouco convencionais, com roteiros recheados de narrativas únicas que apresentam situações ora bizarras, ora embaraçosas, mas muito bem humoradas e com um fundo crítico e reflexivo. Numa hora em que o agravamento da vida social está presente em quase todas as sociedades mundiais, inclusive a brasileira, com a crise econômica se abatendo sobre a classe trabalhadora, manter um certo humor ajuda a superar obstáculos que insistem em diminuir a qualidade de vida. Esta é a pequena contribuição cinematográfica que faz o Cine & Vídeo Tarumã a este momento. A programação semanal, que recebe o nome Comédias e Mais Comédias Diferentes”, integra os filmes Os Amantes Passageiros, de Pedro Almodóvar, Os Filhos do Padre, de Vinko Bresan, e Uma Juíza Sem Juízo, de Albert Dupontel.

Abrindo a semana, na segunda-feira, 18, será exibido o filme Os Amantes Passageiros, do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Um avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para a Cidade do México, já que um dos trens de pouso não está funcionando. Com isso o comandante da aeronave é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo, todos gay, e os passageiros excêntricos da classe executiva, que, acreditando estarem vivendo suas últimas horas de vida, decidem fazer confissões inesperadas sobre seus pecados e suas últimas vontades. O filme recebeu duas premiações e nove indicações, dentre elas o Prêmio Dorian pela Associação de Críticos do Cinema Gay e Lésbico em 2014.

No dia 20, quarta-feira, será apresentado o filme croata Os Filhos do Padre, do diretor Vinko Bresan. Em uma pitoresca vila na Dalmácia, há mais funerais do que nascimentos. Fabian é um jovem padre católico indicado para ser o novo pároco desse lugar, em substituição a outro bem mais querido. Ao ouvir a confissão de um dos fiéis, ele descobre que a baixa natalidade é culpa da alta venda de preservativos. Horrorizado e querendo modificar essa situação, ele tem uma brilhante e drástica ideia: perfurar todas as camisinhas antes que elas sejam vendidas. Para isso, se junta ao jornaleiro Petar e ao farmacêutico Marin. Só que o “milagroso” boom de bebês causa consequências inesperadas. Esta é uma rara oportunidade de apreciar o cinema que vem dos Bálcãs e que já foi vencedor de três prêmios: Melhor Filme no Festróia/14 (Portugal) e no Festival de Thessaloniki/13 (Grécia).

Na sexta-feira, 22, o filme que fecha a programação é Uma Juíza Sem Juízo, do ator e diretor francês Albert Dupontel. A juíza Ariane Feldier (Sandrine Kiberlain) é conhecida por ser extremamente rígida em seus julgamentos e desprezar relacionamentos amorosos. Um dia ela resolve abaixar a guarda e aproveitar a festa de ano novo da empresa que trabalha. O problema é que depois de alguns meses ela descobre que está grávida, não tem a menor ideia de como isto aconteceu e nem desconfia quem pode ser o pai. Ariane passa a comandar a sua própria investigação para descobrir a origem desta história e, para a sua surpresa, o teste de DNA indica que o pai da criança é um perigoso agressor... O filme ganhou os prêmios César/14 de Melhor Atriz (S.K.) e Melhor Roteiro; o Globo de Cristal de Melhor Filme/14 (França); Melhor Roteiro no Étoiles d’Or Awards/14 (França).

O Projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.