I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas aborda a poesia de Ernesto Penafort

Dando continuidade à programação do I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas, no próximo dia 18 de maio, o Círculo recebe a professora Dra. Rita Barbosa de Oliveira, do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM (PPGL).

A professora Rita falará sobre a poesia do escritor Ernesto Penafort, nascido em Manaus, no dia 27 de março de 1936. Penafort graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Amazonas, atuando como redator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e da Folha de S. Paulo. O escritor também foi membro do Clube da Madrugada, do qual foi um dos mais destacados representantes. Autor dos livros Azul geral, A Medida do azul, Os limites do azul e Do verbo azul, Penafort faleceu no dia 03 de junho de 1992.

Após a palestra, será exibido o filme Amazônia em chamas, baseado na história do ambientalista Chico Mendes, líder dos seringueiros no Acre que empreendeu uma ferrenha e pacífica luta contra a exploração dos trabalhadores e o desmatamento da Floresta Amazônica. O filme, produzido para a TV americana em 1994, tem Raul Julia no papel de Chico Mendes e conta também com a participação da atriz Sônia Braga.

O I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas é promovido pelo PPGL/UFAM, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas de Literatura de Língua Portuguesa (Gepelip), e a Coordenação e Núcleo de Pesquisas em Linguagens de Expressão Amazônica (Conplexa), vinculados ao Departamento de Língua e Literatura Portuguesa. Os encontros ocorrem sempre no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, a partir das 14h30 às 17h30.