Filmes Argentinos do Cine & Vídeo Tarumã

O Cine & Vídeo Tarumã da UFAM apresenta, na próxima semana, um apanhado do cinema argentino atual, que é considerado uma das vertentes cinematográficas mais representativas dos países latino-americanos e está entre os mais premiados, com grande destaque no cinema internacional. A programação “Mixer do Cinema Argentino Atual” traz três produções expressivas que trabalham temas fortes, tabus e de humor peculiar, com a dose certa de drama e comédia, para provocar reflexões e muitas risadas ao público. As produções escolhidas para a programação são: Elefante Branco, Relatos Selvagens e 2 Mais 2.

Na segunda-feira, dia 11, o filme a ser exibido é Elefante Branco, do consagrado diretor Pablo Trapero. Na trama, Julián (Ricardo Darín) e Nicolás (Jeremie Renier) são dois padres que, após sobreviverem a uma tentativa de assassinato cometida pelo exército durante seus trabalhos de evangelização na Amazônia, vão para Buenos Aires com o objetivo de desenvolver um trabalho social na favela de Villa Virgen. Lá conhecem Luciana (Martina Gusman), com quem lutam lado a lado contra a corrupção que tomou conta da capital argentina, enfrentando as cúpulas da igreja, do governo e da polícia, arriscando suas vidas para defender seus compromissos e lealdade ao povo argentino. O filme foi indicado a Melhor Filme, Roteiro e Ator (R.D.) pela Academia de Cinema da Argentina em 2012, bem como a um prêmio no Festival de Cannes/12.

No dia 13, quarta-feira, é a vez do aclamado filme Relatos Selvagens, do diretor Damián Szifron e produzido por Pedro Almodóvar. O filme foi concorrente ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar/15 e também a Palma de Ouro no Festival de Cannes/2014. Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis histórias diferentes, mas com uma mesma proposta: a crítica comportamental dos homens nos dias de hoje. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. Participam do filme os atores Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Dario Grandinetti e María Marull.

Fechando a programação, na sexta-feira, dia 15, será exibida a comédia picante 2 Mais 2, do diretor Diego Kaplan. Aos 40 anos de idade, o casal Diego e Emilia está bem estabelecido, com sucesso no trabalho e com um filho de 14 anos. Eles conhecem Richard e Betina desde crianças, mas este outro casal tem um estilo de vida muito diferente, não tem filhos e preferem a diversão. Um dia, Richard e Betina confessam a Diego e Emilia que praticam a troca de casais, e confessam que gostariam de experimentar o swing com eles. A proposta alimenta as fantasias eróticas adormecidas de Emilia, que insiste em convencer o marido a aceitar o convite, mas não será fácil convencer Diego a entrar no jogo. O filme recebeu 11 indicações em festivais argentinos.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.