Seminário Internacional discute Cartografia Social do Brasil, Quênia e Zimbábue na UFAM

Para discutir a respeito da Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais oriundos do Quênia, do Zimbábue e do Brasil, será realizado, na UFAM, o I Seminário Internacional sobre o tema. O evento ocorre no dia 25 de maio de 2015, das 9 às 12h, no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e terá o protagonismo do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA).

Essa é a primeira atividade do “Projeto Cartografia Social e Capacitação Técnica de Pesquisadores e Movimentos Sociais no Quênia e no Brasil”. O projeto é vinculado ao Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e é financiado pela Fundação Ford.

O evento terá a participação de pesquisadores e representantes de instituições e movimentos sociais voltados à temática do relacionamento entre o Brasil e a África. Para falar sobre a legislação recente voltada a populações tradicionais e comunidade no Brasil, a convidada será a professora PhD Sheilla Dourado, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadora do PNSCA. A produção de conhecimento a partir da Cartografia Social também será um dos temas debatidos, além dos direitos de proteção das populações tradicionais e étnicas do Quênia.

Capacitação Técnica de Pesquisadores e Movimentos Sociais no Quênia e no Brasil

Este projeto possibilita a realização de intercâmbio científico entre universidades no Quênia e no Brasil, bem como intercâmbio entre os movimentos sociais desses países, considerando seus diversos contextos sociopolíticos.

Alguns dos principais objetivos desta iniciativa incluem: capacitação em procedimentos de mapeamento social para a produção de fascículos, contendo entrevistas com membros de povos e comunidades tradicionais ‒ seus conhecimentos, experiências e perspectivas essenciais; um intercâmbio de experiências entre ambos os países a respeito dos direitos territoriais e aos recursos naturais; bem como o desenvolvimento de uma análise comparativa sobre o quadro legal do Quênia e do Brasil.

- Coordenação das Nações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB);

- Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ);

- Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQB);

- Movimento dos atingidos pela base espacial de Alcântara (MABE);

- Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB);

- Associação dos Artesãos do Rio Jauaperi (AARJ);

- Associação de Moradores do Bairro Novo, Penalva (MA);

- Associação dos Moradores do Quilombo rural da Ilha de Camaputiua (MA);

- Associação dos Moradores Comunidade Remanescente de Quilombos de

Cachoeira Porteira - Amocreq-Cpt (PA).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder-Seminário Internacional I_05-2015_PNCSA.pdf)Folder-Seminário Internacional[ ]7516 kB