Exposição de artefatos arqueológicos e etnográficos da região inicia nesta sexta (8)

A mostra, que tem como parceiros o Museu Amazônico e o Laboratório de Arqueologia da UFAM, ocorre até 7 de junho, no shopping Manaus Via Norte. Os visitantes poderão entrar em contato com materiais cerâmicos ou líticos (provenientes de rochas e minerais) que foram usados por nossos antepassados e encontrados no Amazonas. Alguns desses utensílios teriam sido utilizados em funerais pré-históricos ou usados em ritos dos povos tradicionais desta região. A abertura será nesta sexta (8), às 18h.

O objetivo é apresentar o passado e o presente dos habitantes da região e do Amazonas através do Programa de Socialização e Educação Patrimonial. As peças arqueológicas e etnográficas, algumas delas do acervo da UFAM, cumprirão o papel de socializar e divulgar o patrimônio cultural do Estado tanto acerca de populações pré-históricas quanto a respeito da trajetória de vida dos grupos étnicos que aqui habitavam antes da chegada dos colonizadores europeus.

Os artefatos pertencentes ao Museu Amazônico são, em grande parte, materiais cerâmicos, tais como urnas funerárias, vasilhas, adornos e utensílios que possivelmente foram usados em rituais. Também fazem parte da coleção da Universidade peças em material lítico, ou seja, lascas, machados polidos, lâminas de corte e pontas de projéteis. Vale a pena conferir!

Público

Os visitantes receberão um catálogo com conteúdo explicativo sobre o material em exibição. Alunos de escolas públicas da capital que visitarem a mostra receberão kits com material de Educação Patrimonial, contendo livrinhos de história e jogos elucidativos sobre a cultura regional, entre outros.

O evento é realizado pelo Shopping Manaus Via Norte em parceria com a Uatumã Consultoria Arqueológica & Socioambiental, tendo o apoio do Museu Amazônico/Laboratório de Arqueologia da Universidade e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (IPHAN/AM).

Data: de 08 de maio a 07 de junho (no horário de funcionamento do shopping).

Local: O Shopping Via Norte está localizado na Avenida Arquiteto José Henriques Bento Rodrigues, 3.760, no bairro Nova Cidade.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite Exposição Vianorte.jpg)Convite - Exposição[ ]119 kB