Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura realiza apresentações nesta segunda (11)

O I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas, que ocorre nesta segunda-feira, 11, às 14h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), realiza sua terceira edição com apresentações dos professores José Aldemir de Oliveira que proferirá a palestra “Manaus, de 1920 a 1967: crise urbana, espacialidades e cultura”  e  Auriclea Oliveira das Neves com a palestra “A obra poética de Max Carphentier”.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam, em parceria com o Grupos de Pesquisas Estudos de Literatura de Língua Portuguesa (Gepelip), e o Núcleo de Pesquisas em Linguagens de Expressão Amazônica (Conplexa), vinculados ao Departamento de Letras, Língua e Literatura Portuguesa (DLLP).

As palestras são destinadas aos alunos de pós-graduação, acadêmicos de Letras e de áreas afins, professores de literatura, e demais interessados de outras áreas do conhecimento. Cada encontro corresponde a 3h/aula com certificado. As inscrições são gratuitas e encerram até completar o número de vagas. O evento ocorre até o dia 6 de julho, sempre as segundas-feiras, das 14h às 18h.

Dados sobre os palestrantes:

O professor José Aldemir de Oliveira é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, cidade de Manaus, cidades amazônicas, cidade e sustentabilidade. Atuou como Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no período 2003-2005; Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas de 2007 a 2009; Reitor da Universidade do Estado do Amazonas entre julho de 2010 e março de 2013. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB e é professor dos cursos de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e de Geografia na Universidade Federal do Amazonas.

A professora Auriclea Oliveira das Neves possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Amazonense. É membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), da Associação Latinoamericano de Literatura e Teologia (ALALITE), da Academia Maria de Aparecida e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa – (GEPELIP/Capes. Participa do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras-NDE) da UNINORTE/LAUREATE.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz do círculo de palestras.png)Acesse cartaz:[ ]4720 kB