PPGSCA realiza palestra "Memória da Dramaturgia Amazônida" na Sexta (8)

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Casarão de Idéias, realiza nesta sexta-feira (08) a palestra “Memória da Dramaturgia Amazônida”, com a Profa. Dra. Bene Martins da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Durante a palestra, a professora apresentará os resultados já alcançados durante a pesquisa que realiza desde o ano de 2009, sob o mesmo título, que tem como principal objetivo o recolhimento, análise e divulgação do material produzido pelos primeiros e atuais dramaturgos amazônidas, não apenas como acervo dramatúrgico a ser catalogado, mas como material rico de informações valiosas sobre a época, os costumes e os traços identitários dos povos que habitam esta região.

A proposta do projeto de pesquisa coordenado por Bene Martins é voltado para o registro da dramaturgia existente na Amazônia, a começar pela produção textual do século XX e XXI. A hipótese investigada é a de comprovar o quanto ou em que grau a produção voltada para teatro dialogou com as outras modalidades literárias e se há correspondência entre as fases e tendências estético-ideológicas vigentes à época.

Segundo a professora, tal hipótese decorre do pressuposto de que todo acervo artístico-literário, contém informações de uma época, de um contexto datado e, como tal, porta elementos constituintes da história dos povos amazônidas, neste caso. O registro da produção dramatúrgica se faz necessário, antes que o descuido as relegue para o arquivo morto, o que seria uma perda histórico-cultural imensurável.

Bene Martins é Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Escola de Teatro e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFPA, do Instituto de Ciências da Arte-ICA-UFPA, editora e revisora da Revista Científica “Ensaio Geral”.

A palestra “Memória da Dramaturgia Amazônida” acontece nesta sexta-feira (08), a partir das 16h no Casarão de Idéias (Rua Monsenhor Coutinho, 275 – Centro) e terá entrada gratuita.