Recital de Árias Antigas Italianas é apresentado no ICHL nesta terça-feira (5)

O Departamento de Artes promove a apresentação do Recital de Árias Antigas Italianas, nesta terça-feira (5), às 17h, na Sala 6, do Bloco Mario Ypiranga Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

O Recital é uma ação do Projeto de Formação de Cantores Líricos do Colegiado do Curso de Música e apresentará um repertório variado com temáticas que vai desde a ópera Berenice,  de Händel que conta sobre a esperança de fé de um dos amantes de Cleopatra (Berenice) em se libertar das correntes do calabouço até uma ária do Intermezzo buffo La Serva Padrona que retrata o casamento de empregada com o patrão.

Ária di chiesa, Ária da camara e Ária de ópera são alguns estilos que serão apresentados. As árias surgiram na história da música como um tipo de canção para voz solo que integrando-se na música instrumental através das Suítes Barrocas, ressignificando o repertório operístico, sendo elemento principal do gênero com as árias de personagem.

O recital tem a seguinte formação: na direção musical Davy Chaves e Patrícia Botelho, piano, o professor João Gustavo Kienen e os solistas Camila de Queiroz Crys Veiga, Doany Silva, Kenny Nascimento, Nayane Alencar, Nyze Silva e Romon Carneiro.

Sì, tra i ceppi (ópera Berenice) - G. F Händel (1685-1759)

Danza, danza, fanciulla gentile - F. Durante (1684-1755)

Alma del core - A. Caldara (1670-1736)

Non lo dirò col labbro - (ópera Tolomeo) - G. F. Händel (1685-1759)