`Mães no cinema´ é atração do Cine & Vídeo Tarumã

O Cine & Vídeo Tarumã apresenta na próxima semana filmes inéditos em homenagem ao Dia das Mães. Todos os filmes demonstram a sensibilidade das relações entre mães e filhos, que envolvem escolhas extremamente difíceis, mas de puro amor materno. Entre a busca por um filho perdido, a saga para provar a inocência de um filho e a difícil decisão entre entregar ou não a custódia de um filho para uma instituição especializada, as personagens da programação Mães no Cinema demonstram que o amor entre mães e filhos é, de fato, uma das ligações mais fortes que existem entre dois seres humanos. Os filmes selecionados para a programação são Mommy, do diretor canadense Xavier Dolan, Filomena, do britânico Stephen Frears, e Mother - A Busca Pela Verdade, do sul-coreano Joon-ho Bong.

Na segunda-feira, dia 04, será exibido Mommy, produção canadense do jovem diretor Xavier Dolan. Diane é uma mulher viúva que se vê sobrecarregada com a custódia em tempo integral de seu explosivo filho de 15 anos, Steve, que sofre de déficit de atenção. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação, Kyla, sua nova vizinha, se oferece para ajudar e juntos, os três encontram um equilíbrio e a esperança volta a aparecer. Mesmo com apenas 25 anos, o jovem diretor Xavier Dolan foi aclamado pela crítica e ganhou o Prêmo do Júri, no Festival de Cannes, junto com o diretor veterano Jean-Luc Godard. Mommy, seu quinto longa metragem, ainda foi indicado para a Palma de Ouro e foi o concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo Canadá.

Filomena, na quarta-feira, 06, é um filme britânico do diretor Stephen Frears, que conta a história de Philomena Lee, uma jovem que tem um filho recém-nascido mas é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção e a criança é adotada por um casal americano. Após sair do convento, Filomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith, um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Filomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois. Filomena foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Música.

Finalizando a programação, na sexta-feira, 08, o filme coreano do diretor Joon-ho Bong, Mother - A Busca Pela Verdade, envolve a história de Hye-ja em busca de justiça. Hye-ja, é a mãe solteira de Do-joon, de 27 anos de idade. Seu filho é sua razão de viver e, apesar de adulto, Do-joon é ingênuo e dependente de sua mãe. Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos por se comportar, às vezes, de maneira estúpida e perigosa. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon é acusado de seu assassinato. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, Hye-ja convoca todos os seus instintos maternais para partir em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.