PROTEC lança obra sobre indicadores de sustentabilidade e gestão de políticas públicas

Obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado do autorObra é resultado da pesquisa de pós-doutorado do autorNo próximo dia 18 de maio, a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC) promove o lançamento da obra “Indicadores de sustentabilidade aplicáveis à gestão e políticas públicas para os Resíduos Sólidos Industriais: uma contribuição com foco no Polo Industrial de Manaus”, de autoria do professor João Bosco Ladislau de Andrade, da Faculdade de Tecnologia (FT) da UFAM. O lançamento do livro acontecerá no Museu Amazônico, a partir das 19h.

A obra é resultado da sua pesquisa de pós-doutorado na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Segundo o professor, sua maior dificuldade foi quanto à obtenção dos dados para a pesquisa. “Nós tínhamos a problemática dos resíduos sólidos industriais e descobrimos que eles não são tão estudados quanto os resíduos domiciliares. A partir disso, nós tivemos que ir coletar os dados para a pesquisa”, afirmou Ladislau.

Ainda segundo o professor, o trabalho teve o objetivo geral de apresentar um modelo com indicadores de sustentabilidade capaz de contribuir para a gestão dos resíduos sólidos industriais (RSIs). “Além disso, nós queremos que essa obra auxilie nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas voltadas para os RSIs”, frisou.

Sobre o autor

Graduado em Engenharia Civil pela UFAM, o professor João Bosco Ladislau de Andrade também é licenciado em Ciências pela UFAM, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Concluiu, em 2012, o pós-doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente, o professor Ladislau é professor associado nível 3 da UFAM, no Departamento de Hidráulica e Saneamento da FT. É instrutor em cursos, autor de estudos e projetos, além de ter publicações na área de Engenharia Sanitária e Ambiental. O professor também atua nos seguintes temas: resíduos sólidos e limpeza urbana, resíduos sólidos em Manaus, gestão ambiental, e gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.